Televendas

3 sinais de que seu script de vendas precisa mudar!

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Escrito por Reynaldo Garcia

O tempo passa, mas o script de vendas nunca sai de moda. Essa é uma ferramenta de vendas indispensável, principalmente quando consideramos empresas que atuam na área de Call Center. Afinal, com ela, é possível padronizar o padrão de qualidade no atendimento e melhorar muito a taxa de conversão.

Acontece que é muito comum apresentarmos resultados medíocres mesmo com o uso do script de vendas. Isso, muitas vezes, nos leva a questionar os benefícios do uso da ferramenta, não é verdade? Calma, não é bem assim. É claro que a ferramenta é útil, mas é preciso trabalhar em um script de vendas realmente eficiente.

É por isso que, no post de hoje, resolvemos mostrar 3 sinais de que o seu roteiro deve mudar. Confira a seguir!

1. Seu script de vendas é um monólogo

Sim, o script de vendas é uma ferramenta muito importante, conforme já afirmamos uma série de vezes ao longo do nosso texto. Isso não quer dizer que ele precisa ser um monólogo, em que só o vendedor fala. Por sinal, scripts que tendem a ser lidos de maneira robótica dificilmente atraem a atenção do cliente.

Por isso, é sempre importante que o seu script funcione mais como um guia e não, necessariamente, um texto a ser lido. Quer um exemplo? Pode ser interessante organizar o script por momentos, como introdução, argumentação e conclusão, por exemplo. Assim, ele serve apenas como um norte durante a venda.

2. Seu script de vendas é estático

Outro erro muito comum cometido na hora de elaborarmos o script de vendas é não considerar que ele pode ser atualizado ao longo do tempo. Seguimos o mesmo discurso e a mesma estrutura de argumentação cegamente, mesmo quando os resultados almejados não são atingidos.

Um script de vendas pode se adaptar ao cliente e às diversas situações. Cada recusa, por exemplo, merece uma análise toda especial, para criarmos “ramificações” do script. Caso o cliente responda A, a saída B pode ser a mais interessante. Se responder C, podemos seguir pelo caminho D, por exemplo.

3. Seu script de vendas tem base em dados

Para concluir as nossas dicas de hoje, é importante mencionarmos a importância de desenvolver um script de vendas com base em dados. Ele precisa falar a “mesma língua” que o seu cliente, não só do ponto de vista da linguagem utilizada, mas, principalmente, da própria linha argumentativa. É preciso entender suas necessidades.

Para que isso seja possível, a tecnologia é indispensável. Sistemas como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, ajudam tanto os gestores do Call Center, quanto os vendedores, a levantarem informações em tempo real dos clientes. Assim, podem desenvolver melhor o roteiro de vendas e entender, de fato, quem está do outro lado.

Como qualquer outra ferramenta, o script de vendas deve ser utilizado da melhor forma possível para que os resultados esperados sejam conquistados. Aprender com os erros é o primeiro passo para garantir não só um roteiro melhor, mas, principalmente, para desenvolver melhor as habilidades dos vendedores.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir 5 segredos da gestão de televendas?

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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