Não adianta apenas passar as metas para os colaboradores e se esconder atrás da porta do escritório. O verdadeiro gestor de sucesso sabe que é preciso fazer muito além disso para garantir bons resultados na empresa.
Por sinal, estabelecer boas metas é o que diferencia as organizações que se destacam no mercado daquelas que enfrentam problemas.
O assunto é ainda mais importante quando estamos falando sobre a área de televendas, por isso, resolvemos trazer um post especial sobre o assunto. Confira, logo a seguir, tudo o que você precisa saber para definir metas de vendas efetivas para a sua equipe!
1. Pense no padrão SMART
Afinal, como definir as metas de vendas do meu time? O que devo ter em mente na hora de dizer se devemos perseguir o caminho X ou Y? Alguns gestores respondem a essa pergunta com base na intuição, o que evidentemente não é o melhor caminho. O ideal é ter em mente o padrão de metas SMART, que, em português, significa metas inteligentes.
SMART é uma sigla que contém todos os elementos que devem estar presentes em uma meta. Ela precisa ser específica (specific), mensurável (measurable), atingível (attainable), relevante (relevant) e temporal (time-based).
Se todos esses conceitos estão presentes nas suas metas internas, então isso significa que você está no caminho certo.
2. Defina os indicadores de desempenho
Não adianta nada definir uma meta se não é possível acompanhá-la. Por isso, para cada meta traçada pela sua empresa, é fundamental que exista um indicador de desempenho específico para acompanhá-la.
Basicamente, os indicadores funcionam como um termômetro que nos ajuda a monitorar e mensurar o progresso de alguma atividade.
Existem indicadores para todas as áreas. No campo das vendas, por exemplo, podemos acompanhar o ticket médio e a taxa de conversão, por exemplo. Já no financeiro, temos a taxa de lucratividade, o faturamento bruto, entre outros. O importante é definir o que quer em cada uma das áreas e escolher os principais indicadores.
3. Marque presença como um líder
Como vimos, os tempos em que o gestor apenas se escondia atrás do gabinete precisam acabar. É fundamental participar ativamente da rotina dos colaboradores como um verdadeiro líder, e não apenas como um chefe.
A diferença é que o primeiro realmente inspira os colaboradores e faz com que todos caminhem no mesmo sentido, enquanto que o segundo apenas ocupa um cargo de hierarquia superior.
É muito importante participar ativamente da rotina dos profissionais com feedbacks precisos, que realmente tenham como foco a solução de problemas. Assim, todos podem se desenvolver para bater as metas estipuladas pelo empreendedor.
4. Conte com o apoio da tecnologia
Por fim, é muito importante que você utilize a tecnologia para definir boas metas, não apenas para acompanhá-las. O motivo? Bom, é que com a automação fica muito mais fácil realizarmos todas as etapas anteriores.
Em primeiro lugar, é justamente com os resultados anteriores que podemos verificar se os atributos das metas estão presentes naquelas que traçaremos, e a tecnologia contribui para fazermos essa análise constantemente e em tempo real.
Além disso, os sistemas disponíveis hoje também nos fornecem indicadores, o que é essencial para passarmos feedbacks precisos para os colaboradores. Sem dúvida, a participação da tecnologia na definição de metas de vendas é essencial.
Gostou do nosso post de hoje? Então nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de muito mais! Estamos no Facebook e LinkedIn!