PABX

4 dicas para descobrir qual o tipo de Pabx mais indicado para o seu negócio

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Escrito por Reynaldo Garcia

A boa comunicação é uma das principais chaves para fidelizar clientes. O Private Automatic Branch Exchange (PABX) é uma tecnologia de central telefônica que pode ajudar sua empresa a atingir este objetivo. O problema, é que existem diversas ferramentas no mercado, o que tende a gerar confusão. Neste artigo, você confere dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio.

A primeira recomendação é conhecer os diferentes PABX que existem e entender as suas particularidades. O PABX tradicional, ou analógico, usa as linhas telefônicas fixas tradicionais fornecidas pelas operadoras de telefonia. De todos os sistemas, este é o mais custoso, além de exigir manutenção constante.

Estes fatores aliados ao fato de que se trata de uma tecnologia com poucos recursos, têm tornado o modelo obsoleto. Em seu lugar, as empresas têm investido no PABX Digital. Neste caso, as linhas analógicas são substituídas pelas digitais de fibra ótica ou VoIP. O processamento de chamadas melhora consideravelmente.

Também existe a possibilidade de unir digital e analógico em um PABX Híbrido. Outra opção disponível no mercado é o PABX IP ou Virtual. Este modelo funciona exclusivamente através da internet (VoIP). Uma evolução deste sistema é o PABX Cloud, que tem toda a sua infraestrutura alocada em nuvem. Agora que você já conhece os tipos de PABX, vamos descobrir como escolher a melhor opção para a sua empresa?

Confira 4 dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio

  1. Conheça a fundo as necessidades do seu negócio

A primeira dica, é conhecer as necessidades reais do seu negócio. Esta é a principal consideração a se fazer antes de analisar a tecnologia que será utilizada. Afinal, cada empresa tem necessidades próprias em termos de comunicação.

  1. Entenda que o melhor PABX é o que atende às demandas particulares do seu negócio

Entre as dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio, devemos lembrar que não existe um modelo perfeito. Ou seja, não adianta conhecer a tecnologia e esperar que uma das opções seja superior à todas as outras disponíveis.

O PABX ideal é aquele que atende às demandas particulares da sua empresa. Por isso, em alguns negócios, uma solução híbrida acabará sendo melhor do que a modernização completa da central telefônica.

Flexibilidade, escalabilidade e suporte

  1. Confirme se a solução PABX é flexível e escalável

Além de atender às necessidades da sua empresa, a solução escolhida precisa atender satisfatoriamente aos clientes. O pior que pode ser feito em termos de PABX, é escolher uma opção que não se adapta à esta demanda.

O ideal é que você opte por uma solução flexível e que tenha características de personalização e escalabilidade, pois, de outra forma, a sua empresa pode acabar crescendo sem que a central telefônica acompanhe as mudanças.

  1. Avalie o suporte que será oferecido pela fornecedora

Você considerou os tipos de PABX e como eles se relacionam às necessidades da sua empresa e clientes? Agora, existe um último detalhe antes de fazer a sua escolha: avaliar o suporte da fornecedora. Este fator vai impactar diretamente na qualidade da tecnologia adotada. Quer mais dicas para descobrir qual o tipo de PABX mais indicado para o seu negócio? Então, aproveite para conferir outros de nossos artigos.

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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