Televendas

4 dicas sobre como iniciar uma venda por telefone

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Escrito por Reynaldo Garcia

Definitivamente, o operador de telemarketing enfrenta muitas barreiras até finalmente concluir uma venda. É preciso quebrar a resistência do cliente, defender com vigor o produto que está sendo vendido e fechar negócio com a certeza de que ele está satisfeito com o que produto ou serviço que está adquirindo. São muitas etapas em apenas um processo, mas você sabe qual delas é a mais importante? A apresentação.

Pode não parecer, mas o começo de uma abordagem de vendas pode ter um impacto decisivo na conclusão de um negócio. É o que divide uma recusa de uma venda para que você alcance a sua meta diária. Sabendo disso, resolvemos trazer, no nosso post de hoje, algumas dicas importantes sobre como iniciar uma venda por telefone. Confira a seguir!

1. Comece pela apresentação

“Alô”, “Quem fala?”, “Pronto?”, “Oi?”. Deixe de lado a informalidade comum nas conversas que tem com amigos no telefone. É fundamental que, em uma abordagem de telemarketing, o operador mantenha sempre um posicionamento profissional junto ao cliente. Dessa forma, pode quebrar a primeira barreira, que é a desconfiança.

O ideal é que o vendedor apresente não só o próprio nome e sobrenome, mas também a empresa em que trabalha. Com isso, o cliente já sabe exatamente com quem está falando e se mostra mais aberto para o diálogo.

2. Mostre que conhece o cliente

Outro ponto importante é mostrar que você conhece o cliente. Como fazer isso? Claro, o primeiro passo é começar a ligação já falando no seu nome. Assim, ele saberá que, de alguma forma, você possui os seus dados.

Além disso, é muito importante mostrar, sempre que possível, que você, de fato, conhece mais informações sobre a clientela. Se for possível e necessário, fale para ele algumas informações, como algum serviço que ele já utiliza, se for o caso. Assim, ele se sentirá mais confiante em continuar te ouvindo.

3. Faça uma breve apresentação do produto

É muito importante que o vendedor não dê muita volta na hora de apresentar o produto. É preciso manter a objetividade e ir direto ao assunto. Temos dois motivos para agir dessa forma.

O primeiro é o fato de que, ao realizar uma venda por telefone, não sabemos exatamente em que situação o consumidor se encontra. Pode ser que o cliente esteja em casa, pronto para sair, por exemplo, ou até mesmo no trabalho.

Além disso, quando focamos em apresentar o produto de maneira mais sucinta, evitamos os ruídos de comunicação, que podem ser fatais em uma venda por telefone.

4. Conheça as necessidades do cliente

Para concluir, é muito importante que você mostre não só conhecimento sobre as necessidades do cliente, como também interesse. Podemos começar a conversa mostrando como o produto pode resolver algum problema ou necessidade específica do cliente.

Vamos supor que estamos vendendo serviços de marketing e você sabe que um determinado cliente não possui esse tipo de serviço. Que tal começarmos mostrando que essa é uma necessidade real dele, para, então, apresentarmos os serviços oferecidos por nós (conforme vimos anteriormente). Essa é uma excelente dica sobre como iniciar uma venda por telefone.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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