Gestão

5 dicas essenciais para formar uma equipe de suporte campeã

5-dicas-essenciais-para-formar-uma-equipe-de-suporte-campea.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Resolver os problemas do cliente é a primeira resposta que aparece, quando alguém é questionado sobre o principal objetivo do help desk. Sem dúvida, a equipe de suporte não tem uma missão nada fácil, porque atende pessoas que estão irritadas e insatisfeitas na maioria dos casos.

Atualmente, uma empresa precisa ter muita organização e procedimentos bem definidos. Isso porque o consumidor não tolera receber informações equivocadas e nem ser atendido de forma grosseira. No mundo corporativo, não ter respeito pelos clientes é um dos erros mais graves.

Neste post, serão enfatizadas dicas valiosas que vão ajudar o suporte a ter um serviço de alta qualidade. Confira:

1 – Procure sempre ouvir os clientes

A melhor maneira de começar a resolver um problema é ouvir os clientes. É essencial ter profissionais treinados para entender as demandas. Esta postura deve ser adotada, para que os chamados sejam devidamente compreendidos e solucionados.

Também é importante que os atendentes conheçam os direitos do consumidor. Afinal, ignorar a legislação e não adotar as melhores práticas do mercado são equívocos que prejudicam a imagem de qualquer empresa.

2 – Valorize a comunicação da equipe de suporte

Não há nada que deixa o cliente mais irritado do que ouvir falsas promessas e jargões técnicos sem a devida explicação. Para evitar esta situação, os profissionais devem dar informações precisas, claras e concisas.

O consumidor gosta de que os problemas sejam resolvidos no prazo estabelecido. Se for possível concluir o atendimento antes da data prevista, a satisfação será ainda maior. Uma boa comunicação contribui bastante para as demandas receberem o tratamento adequado.

3 – Procure ficar no lugar do cliente

O relacionamento com o público fica muito mais fácil, caso os profissionais percebam como o cliente gostaria de ser atendido. Por mais difícil que seja em algumas ocasiões, é fundamental manter a paciência e a serenidade.

Se a pessoa está irritada e gritando bastante, é recomendado que o atendente mantenha o tom de voz normal. Discutir de forma agressiva só vai piorar a situação.

Além disso, procure dar respostas que ajudem o consumidor a resolver o problema. Esta é uma das principais atribuições da equipe de suporte.

4 – Saiba estipular metas

É inegável que as metas são importantes para aumentar a produtividade dos empregados. Contudo, é preciso que elas estejam dentro de uma estimativa que possa ser devidamente cumprida.

Ao colocar um parâmetro de desempenho que não pode ser concretizado, a organização vai estar desmotivando os seus funcionários. Uma boa gestão deve procurar formas inteligentes de alcançar as metas.

Com colaboradores mais confiantes, os problemas vão ser resolvidos de maneira muito mais rápida.

5 – Seja otimista

Além da boa educação e paciência, o otimismo deve ser uma das características marcantes dos atendentes. Qualquer cliente fica insatisfeito ao ouvir as famosas frases: “Não tenho previsão” e “Não posso fazer nada no momento”.

É muito melhor afirmar que os técnicos da área responsável vão ajudar a resolver o problema o mais rápido possível. Logicamente, as informações devem ser verdadeiras, pois ninguém merece ser enganado.

Uma equipe de suporte bem qualificada colabora bastante para uma empresa prestar um atendimento de alto nível. Estamos abertos para interagir e compartilhar informações no Facebook. Não deixe de nos seguir!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação