Boas Práticas

5 dicas infalíveis para economizar em um call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

Alguns gestores partem da premissa que a melhor estratégia de defesa é o ataque, e é com esse pensamento que eles partem em busca de dicas para economizar na operação do call center de suas empresas.

Mas como exatamente seria possível economizar fazendo uma gestão agressiva, sem cortar benefícios, investimentos e pensar em demissões?

Reunimos neste post algumas dicas infalíveis para tornar a eficiência operacional do call center seu maior triunfo, fazendo com que a operação seja mais produtiva por um custo mais econômico. Continue lendo para saber como!

1. Utilize tecnologias atraentes para o público-alvo

Uma das formas de economizar no call center é diminuir o fluxo de chamadas com tecnologias e canais de atendimento que agradem o público-alvo, como a opção e-mails, autoatendimento nos sites e SAC 2.0, que é o atendimento ao cliente feito via redes sociais.

Mesmo que haja um “ataque” na forma de investimento inicial para configuração de sites e adaptação da equipe para as novas modalidades de resposta, em longo prazo torna-se uma “defesa” com grandes efeitos de economia para a empresa.

2. Tenha um bom sistema de gestão de clientes

Outro fator que onera o call center é o tempo, e não por acaso as principais métricas do setor são relacionadas ao tempo de atendimento. Quanto menor ele for, mais econômica será a operação.

E neste sentido, um sistema de gestão de clientes eficiente torna as interações com os clientes mais ágeis, pois todas as informações necessárias para o atendimento estão facilitadas para o operador.

3. Crie um calendário de treinamentos completo

O maior capital é também o maior custo da operação de um call center, ou seja, seus funcionários. E é deles também a oportunidade de diferenciar o atendimento, com qualidade, eficiência e rapidez.

Investir na criação de um calendário de cursos técnicos e motivacionais para a equipe é outra forma de economizar no call center, pois diminui a incidência de erros, capacita operadores para fidelizar clientes e ajuda na retenção de talentos que, quando se sentem valorizados, tendem a propagar seu conhecimento para outros operadores menos experientes.

Isso diminui custos para reparar erros com clientes, o investimento para a aquisição de novos clientes (já que uma base está fidelizada) e a rotatividade e absenteísmo dos operadores, que também são fatores representam um grande custo para o call center.

4. Escolha bem os fornecedores do call center

Serviços terceirizados também fazem parte da folha de custos do call center e a dica para economizar neste caso é escolher bem os fornecedores, pois suas falhas podem comprometer a eficiência operacional do call center e gerar grandes prejuízos.

Neste âmbito, analisar condições contratuais de suporte, planos emergenciais e multas é essencial, e vale para todos os tipos de fornecedores, das empresas de telefonia aos fornecedores de alimentos e mobiliário.

5. Considere soluções sustentáveis e outras dicas para economizar

A estrutura do call center também pode ajudar na redução de custos. Optar por lâmpadas de LED que são mais econômicas, por exemplo, é uma forma de reduzir os custos de energia.

Realizar obras para captação da água da chuva para posterior utilização em banheiros ou limpeza também é uma forma de trazer economias importantes para o call center, além da reciclagem de materiais e coleta seletiva.

Estas medidas, além de trazer economia e ajudar na preservação do meio ambiente, também ajudam a construir uma imagem positiva da empresa com seus funcionários e clientes.

Com estas dicas para economizar no call center, fica claro que, em alguns momentos, investir em melhorias e treinamentos é o melhor ataque para reduzir custos, e isso fica evidente quando os bons resultados operacionais são colhidos.

O call center tornar-se inovador e mais produtivo, ao mesmo passo que transforma operadores em agentes de transformação e fidelização de clientes. Essas são inclusive algumas das diretrizes básicas da Contato Contact Center para suas operações, cursos e e-books.

Se quer saber mais sobre dicas para economizar e outros assuntos relacionados ao seu call center, acesse agora o site da Contato Contact Center e conheça suas soluções inovadoras!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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