Saúde

5 dicas para o operador de call center cuidar da voz

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Escrito por Reynaldo Garcia

A saúde vocal é o bem mais valioso que todo operador de call center possui. Por se tratar do seu instrumento de trabalho, cuidar da voz é uma tarefa desafiadora, que exige disciplina e muita atenção aos sinais do corpo.

Por isso, selecionamos 5 dicas essenciais que irão facilitar o cuidado com a voz no dia a dia. Você perceberá que são atitudes simples, mas que podem trazer muitos benefícios para a sua saúde vocal e para o seu desempenho no trabalho. Confira!


1.Beba bastante água

A água promove a fluidificação das secreções nos tratos respiratório e vocal, diminuindo o acúmulo de muco e a irritação da garganta. Além disso, a hidratação também é importante para a integridade das pregas e cordas vocais. Portanto, beba água pelo menos de uma em uma hora.

O operador de call center deve redobrar esse cuidado quando está resfriado, pois a necessidade de respirar pela boca devido ao congestionamento das vias nasais causa o ressecamento da garganta, exigindo maior esforço para falar.

Se o escritório tem ar condicionado, é importante umidificar o ambiente com o uso de aparelhos próprios ou manter uma vasilha com água ou um pequeno aquário sobre a mesa.


2.Tenha uma alimentação saudável

Ter bons hábitos alimentares, mantendo uma dieta balanceada e respeitando os horários das refeições, é importante não apenas para a saúde vocal, mas para a saúde como um todo.

Para evitar a má digestão e a azia, quem usa a voz para trabalhar deve diminuir o consumo de refrigerantes, frituras e alimentos muito temperados. O refluxo gástrico irrita a mucosa do trato vocal e torna o ato de falar mais estressante.

Saiba que maçã é uma grande aliada para quem precisa cuidar da voz. Por ter grande poder adstringente, ela promove a limpeza do trato vocal. Além disso, ao mastigar a maçã, os músculos responsáveis pela articulação das palavras são exercitados.


3.Aqueça a voz diariamente

O aquecimento da voz é um cuidado que todo operador de call center deve inserir na rotina diária. Os fonoaudiólogos orientam que os exercícios devem ser feitos no início da manhã.

Em frente ao espelho, repita os movimentos da mastigação, boceje e suspire algumas vezes seguidas. Em seguida, pronuncie o som das vogais pausadamente, articulando bem a boca, como se quisesse alongar a musculatura facial. Enquanto isso, mantenha o tom de voz baixo e respire pausadamente.

Esses exercícios promovem a diminuição do estresse nas cordas vocais e a melhoria da dicção.


4. Evite hábitos que prejudicam o trabalho do operador de call center

É fundamental que operador de call center se conscientize sobre a importância de evitar hábitos que são inimigos da saúde vocal. Eles podem dificultar a execução do trabalho ou, até mesmo, afastá-lo temporariamente das atividades devido a complicações.

Gritar, fumar, beber muito café ao longo do dia e consumir bebidas alcoólicas regularmente são as atitudes mais prejudiciais para a saúde vocal, segundo os especialistas. Essas ações irritam de maneira intensa a mucosa do trato vocal, o que leva ao aumento da secreção de muco e do pigarro, podendo, até mesmo, causar alterações nas cordas vocais.


5. Observe os sinais do seu corpo

Por fim, o segredo para cuidar da voz pode estar na postura corporal. Por isso, a ergonomia no call center deve ser uma preocupação constante.

Observe sua postura ao falar, mantendo a coluna ereta e deixando ombros e pescoço relaxados. Respire pausadamente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca, concentrando o movimento no abdômen. Para diminuir a tensão na região dos ombros e pescoço, faça pequenas pausas para se espreguiçar e bocejar ao longo do dia.

Saiba que uma boa noite de sono é fundamental não apenas para a saúde como um todo, mas ajuda a evitar episódios de rouquidão ou dificuldades com a dicção. Cuidar da voz no dia a dia é um grande desafio para o operador de call center. Porém, com atitudes simples, é possível manter a saúde vocal em dia.

Esse conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe essas dicas e ajude outras pessoas a cuidar da voz e a preservar o seu mais valioso instrumento de trabalho!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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