Televendas

5 dicas para vender serviços com uma taxa maior de conversão

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Escrito por Reynaldo Garcia

Se você é um gestor de call center, certamente está atento ao mercado e busca constantemente dicas para vender serviços e aumentar a rentabilidade. Especialmente agora, que o cliente está cada vez mais informado e conta com diversos canais para realizar uma compra, é preciso que a empresa crie estratégias para aumentar a conversão.

É importante dizer que, independentemente de a informação estar mais disponível para os consumidores, sempre existirão técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a taxa de conversão de uma empresa. Quer saber quais são?

Neste artigo, vamos trazer 5 dicas para o gestor que deseja melhorar o desempenho da sua equipe de vendas e otimizar a sua taxa de produtividade. Confira!

1. Use o conteúdo como atração de leads

Produzir conteúdos mostra para o mercado que a sua empresa é capacitada em sua área, gerando autoridade. Além disso, o material produzido funciona como isca, atraindo potenciais clientes que são repassados para o time de vendas.

Em seguida, cabe um trabalho específico para transformar os visitantes em clientes. Pois, se não existir conversão depois da atração, o conteúdo será em vão.

2. Extraia as informações mais importantes

Além de artigos, você pode produzir também materiais “ricos”, mais elaborados, como e-books, infográficos, planilhas, mapas mentais ou até vídeos exclusivos. Para oferecer o conteúdo, no entanto, o visitante deve preencher algum formulário.

Para aumentar a taxa de conversão é importante que este seja simples. Deve conter apenas campos essenciais como nome, e-mail do cliente e telefone. Se você precisar de algo mais detalhado, e até realizar pesquisas, poderá criar estratégias para coletar essas informações, oferecendo um conteúdo especial ou até um cupom de desconto para o cliente atualizar os dados.

3. Treine o seu time de vendas

Depois do investimento para geração de leads, o vendedor já terá o caminho mais simplificado para o fechamento da venda. No momento do contato, o cliente já saberá quem é a empresa, como funciona e quais produtos são do seu interesse. Porém, isso também quer dizer que o cliente já está bem informado.

Dessa forma, é essencial que o time de vendas esteja preparado. Não poupe esforços com desenvolvimento de treinamentos, palestras e workshops para garantir que os vendedores identifiquem as necessidades do cliente e adaptem a apresentação, aumentando a conversão.

4. Entregue grandes oportunidades para os vendedores

Imaginemos que o lead que baixou o material e forneceu o número, voltou na página para pesquisar preços de produtos. É a oportunidade perfeita para acionar o vendedor e deixar que ele entre em contato com esse potencial cliente — e é por isso que está é uma das dicas para vender serviços.

A probabilidade de converter esse contato é altíssima, sendo esta também uma forma de incentivar a equipe e facilitar a geração de novos negócios.

5. Trabalhe na retenção de clientes

A conversão não acontece apenas com novos clientes. É sabido que o investimento para fidelizar é muito menor que para atrair. Portanto, não se esqueça de manter o relacionamento para quem você já vendeu e faça periodicamente pequenos ajustes e ofertas exclusivas para esse público. O cliente prestigiado certamente comprará mais, aumentando a conversão.

Agora você já sabe pelo menos 5 dicas para vender serviços e aumentar a conversão. Aplique esses passos no seu negócio, sempre adaptando a sua área de atuação e ajustando a sua realidade financeira. Sair da zona de conforto pode ser desafiador, mas certamente o levará a resultados melhores. Experimente!

Agora que você já sabe como aumentar a taxa de conversão em um call center, descubra as 5 melhores práticas de gestão de televendas para o seu time.

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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