Tecnologia

5 equipamentos para call center essenciais para o sucesso

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Escrito por Reynaldo Garcia

Se sua empresa está expandindo os negócios, a ponto de precisar investir em infraestrutura para se comunicar com o consumidor, seja para oferecer atendimento a clientes já prospectados, seja para vender produtos e serviços para novos públicos, você deve estar considerando montar um call center próprio, não é verdade?

Esse modelo de empreendimento já conquistou um espaço de destaque no mercado, principalmente pelo fato de que o relacionamento com o cliente é uma das bases de qualquer negócio.

Abrir um call center é uma tarefa que requer investimento de capital, equipe, muito treinamento, dedicação e conhecimento a respeito do mercado em que sua empresa está inserida.

No artigo de hoje, mostraremos uma lista com os principais equipamentos para call center que você precisa considerar em seu planejamento de negócios. Continue lendo para conferir!

1. Sistema de armazenamento de dados (storage)

Seria muito óbvio começar uma lista de equipamentos para call center citando discadores ou gravadores, não é verdade?

A questão é que sem um bom sistema de armazenamento de dados das gravações, operações realizadas e informações sobre usuários e clientes, o call center sequer pode começar as suas atividades operacionais.

As tecnologias e equipamentos que compõem o storage de uma empresa de atendimento telefônico são capazes de armazenar um grande volume de dados simultaneamente de forma segura, além de acessá-los com agilidade e eficiência sempre que necessário.

2. Discadores

Discador é o “telefone” usado que seja possível se comunicar com os clientes por meio de chamadas telefônicas. A diferença é que esses aparelhos têm uma série de funções avançadas que dão suporte ao trabalho do agente.

Existem duas modalidades de discador: o progressivo (responsável pela execução de operações com a presença de um agente) e o preditivo (as chamadas são programadas para serem realizadas em determinados horários, mediante a disponibilidade de um agente).

Os discadores utilizam algoritmos para disparar inúmeras chamadas automaticamente e entregá-las aos agentes apenas no momento em que o cliente atender a ligação. Ou seja, apenas com esse recurso a produtividade é aumentada em até 4 vezes.

3. Gravadores

O sistema de storage, os discadores e os gravadores são equipamentos para call center que precisam trabalhar em conjunto em uma espécie de ciclo.

A tecnologia dos gravadores é responsável pela gravação dos áudios gerados e recebidos nos atendimentos, por meio de discadores. À medida que os dados são transformados em arquivos, automaticamente são armazenados no sistema de storage.

Os registros serão usados para avaliação da qualidade dos serviços prestados. Além de proteger a empresa ou o cliente, no caso de possíveis divergências em assinaturas ou compras de produtos ou serviços, pois servirão como prova do que realmente foi acordado no ato da ligação.

4. Unidade de Resposta Audível (URA)

Basicamente, é a tecnologia que faz com que os discadores sejam mais do que meros telefones. O sistema permite ao agente escolher opções de um menu por meio de discagem em teclas numéricas, ou por meio da fala com reconhecimento de voz.

5. Software de gestão

Podemos considerar o software o “cérebro” da operação, pois é ele que executa todas as transações mediante o setor em que a empresa está inserida.

Em uma empresa de serviços de TV a cabo, o software é responsável pela realização de assinaturas e cancelamentos de serviços, por exemplo. Atualmente, existem softwares que oferecem soluções específicas para call center disponíveis no mercado.

Entre os principais recursos que essas aplicações podem oferecer à operação, podemos citar:

  • aumento da produtividade por meio de recursos de discagem automática;

  • controle total sobre as etapas dos processos e seus resultados;

  • relatórios de desempenho;

  • simplificação de tarefas;

  • permissões de alterações de dados no sistema;

  • implementação de novas ações e campanhas.

Neste artigo, você pôde conferir 5 equipamentos para call center essenciais para o sucesso da sua empresa.

Além de tecnologias “físicas”, como aparelhos para efetuar ligações e registrar dados, você também entendeu que a empresa não pode executar suas atividades sem um bom software de gestão.

Tem dúvidas sobre quais equipamentos para call center sua empresa precisa investir para montar a própria operação? Então deixe um comentário para que possamos ajudar!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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