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5 estratégias para garantir o sucesso da prospecção por telefone

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Escrito por Reynaldo Garcia

Conquistar novos consumidores é uma meta fundamental para qualquer empresa que pretende crescer. Não basta apenas aperfeiçoar os serviços e ter produtos de boa qualidade, é necessário oferecê-los ao público. Por isso, a prospecção por telefone assume um papel importante para aumentar a carteira de clientes.

Entrar em contato com os potenciais consumidores não é tão simples quanto parece. Se não houver um planejamento e uma preparação adequada da equipe, o esforço não vai ter o resultado esperado.

Para os que desejam superar a concorrência, uma boa dica é ler este post com dicas preciosas para prospectar clientes de forma inteligente e eficiente. Confira:

1 – Roteiro: fiel companheiro

O atendente precisa de um roteiro claro e organizado de como deve ser feita a abordagem com o consumidor. Porém, é preciso apresentar naturalidade ao pedir as informações de uma empresa.

Antes de começar a prospecção, o ideal é que o profissional passe por um treinamento para ter uma postura adequada, quando ligar para o cliente pela primeira vez. Assim, poderá cumprir a sua missão com tranquilidade e reunir as informações necessárias, para que o processo de convencimento comece a ser efetivado.

2 – Contatos

A base de contatos deve ser feita com muito cuidado e atenção. Para que a relação de potenciais consumidores esteja bem elaborada, é preciso fazer uma pesquisa abrangente do público-alvo.

Sites e redes sociais, como o LinkedIn e os sindicatos de empresas de um determinado setor são boas fontes para listar as organizações que podem fazer parte dos trabalhos de prospecção. Também verificar as corporações atendidas pelos concorrentes é uma maneira de expandir a lista de potenciais clientes.

3 – Desistir não faz parte da rotina

A persistência é uma característica que precisa fazer parte das qualidades dos funcionários do segmento de prospecção. Se não é possível conseguir o contato desejado na primeira ligação, tente novamente em outros horários, na parte da manhã e da tarde.

Dependendo da situação, vale a pena esperar um pouco mais para efetivar um contato mais próximo. Se o potencial cliente não está disponível para uma reunião nesta semana, tente agendar para outra data.

Também é recomendado mostrar que tem uma agenda flexível, oferecendo horários para o encontro ser realizado no período da manhã e da tarde. Isso mostra boa vontade, o que é bem-visto pelos consumidores. Afinal, desistir não pode fazer parte da rotina

4 – Objeções: saiba enfrentá-las na prospecção por telefone

É muito comum o potencial cliente fazer algumas perguntas que mostram uma certa resistência em conhecer melhor o serviço ou produto que está sendo oferecido. Uma maneira de aproveitar essa situação a seu favor é mostrar que o item a ser fornecido terá bastante utilidade para a empresa.

De que forma isso pode ser feito? A melhor resposta para essa pergunta é exemplificar como o produto ou serviço pode agregar valor para o consumidor. Para fazer essa ação com maestria, é primordial ter um bom conhecimento de como funciona a organização do cliente.

Conhecer as necessidades do consumidor é um grande diferencial. Fazendo isso o caminho do sucesso para chegar às vendas fica bem mais fácil.

5 – Ouça o cliente

Além de persistência, é muito importante ter paciência. Muitos clientes gostam de fazer perguntas. Se não houver uma resposta educada e correta dos questionamentos, o trabalho de captação de novos fregueses não vai ter o desempenho esperado.

Pense que uma dúvida do consumidor pode ser uma ótima dica para melhorar a qualidade do atendimento. Ignorar o fato de que as pessoas gostam de ser ouvidas é um erro grosseiro para qualquer empresa.

A prospecção por telefone é, sem dúvida, uma atividade que pode gerar excelentes resultados na captação de novos clientes. Para conhecer melhor as nossas ações, acesse o nosso site e assine a nossa newsletter. Estamos à disposição para tirar qualquer dúvida sobre os nossos serviços!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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