Cobrança

5 técnicas de cobrança que sua equipe precisa aprender

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Escrito por Reynaldo Garcia

Realizar cobranças não é uma atividade agradável, tanto para quem realiza essa tarefa como para quem está na posição de devedor. As empresas precisam manter as contas em dia e, por isso, a adimplência se torna fundamental, sendo necessário contatar os clientes que deixam as suas faturas atrasadas.

Com técnicas de cobrança em um telemarketing ativo, esse processo pode ser facilitado, tornando essa ação uma espécie de conversa e entendimento para ambas as partes.

Conseguir realizar o trabalho com profissionalismo, manter uma relação amigável e saber usar um método correto pode trazer os resultados esperados. Neste post, veja 5 técnicas de cobrança para que sua equipe possa atuar de maneira mais eficiente!

1.Não deixe o cliente constrangido

Fazer ameaças ou chamar o cliente de devedor não é o caminho certo a seguir. Por mais que exista um saldo a ser pago, a conversa em tom agradável deve permanecer para que o pagamento seja realizado.

Se o cliente se sentir constrangido, isso pode ocasionar uma reclamação junto à empresa, e os esforços para quitar o débito, com certeza, terão menores chances de alcançarem seu objetivo. O respeito deve permanecer durante todo o contato.

2.Conheça o cliente

Segmentar os clientes com diferentes perfis e conhecer cada um deles vai ajudar na hora da negociação. De acordo com o valor devido, tempo da dívida, renda e outros fatores, é possível identificar as melhores condições para cada grupo.

É preciso personalizar o atendimento para se adequar às características de cada cliente, assim como fazer ofertas de pagamento personalizadas.

3.Ofereça condições de pagamento

Se as contas estão atrasadas, possivelmente o consumidor não está com condições financeiras para pagar. Não basta apenas fazer um contato informando que ele tem que quitar o débito para não ter o serviço interrompido: é preciso dar condições para que a dívida seja saldada.

Estabeleça diferentes condições de negociação, que podem variar de acordo com o valor e o prazo das dívidas para incentivar e facilitar o pagamento. Ofereça condições de parcelamento, isenção de juros e multa ou trabalhe com descontos para recuperar esse valor.

4.Trabalhe as técnicas de cobrança com a equipe

Os colaboradores precisam estar preparados para lidar com as mais diferentes situações, já que as desculpas para os atrasos podem ser as mais variadas. Seu time deve saber sair de várias circunstâncias, colocando-se no lugar do cliente, realizando a cobrança de uma forma efetiva e sem ser ofensiva.

Saber contornar as objeções será de extrema importância para retomar a situação e conseguir a efetividade esperada. A equipe precisa prestar um bom suporte e ter um preparo adequado.

5.Aponte os benefícios de pagar em dia

Se o cliente não entende a importância de pagar as suas contas em dia, a possibilidade de que elas atrasem aumenta. Em um contato, além de buscar recuperar os valores que estão pendentes, é importante reforçar os benefícios e as vantagens ao pagar as faturas no prazo.

Deixe claro que o cliente só tem a ganhar com a adimplência e, se for o caso, a empresa ainda pode disponibilizar algum benefício para que os clientes mantenham as suas contas em dia.

As técnicas de cobrança devem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada negócio. Porém, as regras básicas como: ser cortês e oferecer condições de pagamento devem estar presentes em todos as etapas desse processo.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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