Televendas

5 tendências de vendas que o seu call center precisa conhecer

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Escrito por Reynaldo Garcia

O mercado de call center teve uma grande evolução nos últimos anos, principalmente com o desenvolvimento de novas tecnologias e a chegada da internet nas residências e nos smartphones.

Mas não foi apenas a tecnologia que mudou, o comportamento do consumidor também, exigindo que os gestores e toda equipe estejam alinhados com as tendências de vendas.

Com os consumidores cada vez mais bem informados, a abordagem de vendas tradicional surtirá pouco efeito tendencialmente. É necessário estar preparado para as oportunidades que o mercado oferece e se manter sempre competitivo perante os concorrentes.

Neste post, apresentaremos 5 tendências de vendas para o mercado de call center. É uma maneira de preparar a empresa e a equipe de vendas para os futuros desafios. Confira!

1. Omnichannel

Uma das mais fortes tendências para os próximos anos, o Omnichannel é a prática de oferecer sempre a melhor experiência ao cliente utilizando todos os canais possíveis da empresa (aplicativos, lojas físicas, redes sociais, televendas, e-mails etc.).

Não existirá mais espaço no mercado para os serviços de call center que ofereçam apenas uma maneira de interação com o consumidor. Um planejamento para o uso de multicanais será essencial para quem deseja ter um serviço de qualidade e manter seus clientes sempre ativos.

2. Callback

Essa é uma das mais destacadas tendências. O callback permite que o cliente não precise ficar esperando na linha a disponibilidade de um profissional para atendê-lo.

Ou seja, aquela incômoda experiência de ficar ouvindo repetidamente a mesma música (ou anúncios) enquanto espera um atendente, não mais existirá. O cliente pode voltar a fazer suas tarefas e depois receberá uma ligação da empresa para resolver o seu questionamento.

3. Big Data

Se existe um mercado que precisa trabalhar com uma infinidade de dados e informações, é o mercado de call center. Sendo assim, fazer uso do Big data é essencial para armazenar de forma segura os dados, bem como manipular e transformá-los em ferramentas para agregar valor às estratégias de marketing.

Com o aumento exponencial dos dados o Big Data não será apenas uma tendência apenas para impulsionar vendas, mas um instrumento de vital importância para o planejamento estratégico e desenvolvimento de novas soluções para melhorar a experiência do cliente.

4. Atendentes virtuais

A automatização é um caminho natural dentro do mundo corporativo. Uma das tendências mais promissoras para o call center é a prática dos atendentes virtuais. Com o dinamismo da inteligência artificial, esses atendentes poderão auxiliar os clientes nos seus pedidos, dúvidas, localização de informações etc.

Porém, a inclusão dos atendentes virtuais não significa a exclusão dos colaboradores humanos. Muito pelo contrário. A automatização será muito bem-vinda para facilitar e agilizar o trabalho dos atendentes.

Além disso, sempre existirão os clientes que preferem falar diretamente com uma pessoa a uma máquina. Os atendentes virtuais serão ferramentas para impulsionar as vendas e ajudar na fidelização.

5. Autoatendimento

Os clientes estão cada vez mais independentes. Com a tecnologia disponível para todos, os consumidores querem ter a oportunidade de resolver grande parte dos seus questionamentos de forma empoderada, sem a necessidade de um computador ou atendente.

Essa é uma forte tendência, principalmente porque aumenta a produtividade e reduz custos para as empresas, pois conseguem oferecer o que o cliente precisa e ainda liberar outros profissionais para atenderem usuários que fazem questão do atendimento pessoal.

Essas são 5 fortes tendências de vendas para o seu call center. Logicamente, o mercado é amplo e está sempre inovando, por isso, novas tendências podem surgir.

O mais importante é que você, como gestor, se mantenha atualizado e desenvolva a sua equipe continuamente. Dessa forma, estarão preparados para prestar o melhor atendimento ao cliente sempre.

Agora que você já sabe quais são as tendências para o setor, conheça as 5 dicas práticas para treinamento de vendas por telefone!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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