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7 conceitos que você precisa conhecer para ser um bom telemarketing

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Escrito por Reynaldo Garcia

Como ser um bom telemarketing? Esta dúvida deve pairar na cabeça de muitos jovens, que desejam entrar no mercado, considerando que o setor é um dos que mais empregam no Brasil, e uma ótima porta de entrada para a jornada profissional.

Da mesma forma que possui muitas oportunidades, também é uma área muito concorrida. Por isso, conhecer os principais conceitos e termos utilizados pode ser um diferencial no momento da contratação e para ter fluidez e dinamismo no trabalho.

Para ajudá-lo abordaremos neste artigo 7 conceitos que todo atendente precisa saber para ser um bom telemarketing. Acompanhe logo abaixo:

1. Discagem em modo preview

É o termo utilizado para um modelo de discagem que tem como característica um volume menor de ligações, para aumentar a taxa de assertividade e qualidade. Os princípios da discagem em modo preview orientam o atendente a visualizar e estudar os dados do contato antes de efetuar a ligação.

É por meio deste modus operandi que todo o processo se torna mais efetivo. O sistema só desbloqueia liberando a realização da chamada depois da solicitação do operador. Ou seja, o sucesso da ligação depende muito da disciplina e maturidade do colaborador ao seguir todos os passos determinados.

2. CPC (Contato com a Pessoa Correta)

Este termo é utilizado quando há uma efetividade em falar com a pessoa desejada. Por exemplo: quando o operador efetua a ligação e o sobrinho da pessoa-alvo atende e informa que o tio não está em casa. Neste caso, essa ligação não iria para as estatísticas de CPC.

3. Benchmarking

O Benchmarking é aplicado quando há necessidade de reavaliações do nível de resultados obtidos pelos operadores individualmente e pelas equipes. O conceito é aplicado comparando os resultados internos com as práticas mais atuais do setor.

4. Blended

O Blended é utilizado quando existe o telemarketing ativo ou receptivo, ou seja, quando os operadores atendem ou efetuam as ligações para os clientes. O Blended costuma ser aplicado para que haja maior produtividade, pois, quando o número de ligações recebidas está baixo, as ativas abrem novos leques de possibilidades — o contrário também vale.

5. DAC ou ACD

DAC significa distribuidor automático de chamada. Ou seja, é um serviço automatizado para redirecionar as ligações dos clientes a partir da obtenção de informações prévias. Este serviço é útil para agilizar a rotina de trabalho e torná-la mais efetiva.

6. URA ou IVR

A sigla é uma abreviação de Unidade de Resposta Audível e se trata daquele primeiro autoatendimento, a interação dos menus. Por exemplo: disque 3 para tal dúvida, disque 9 para falar com um de nossos atendentes etc.

7. Script

Esse é um termo aplicado em diversas áreas e no telemarketing e se refere a um roteiro preestabelecido para que os operadores possam seguir durante as atividades. Funciona como um passo a passo do que deve ser feito de acordo com cada solicitação.

Então, se você tem ainda alguma dúvida sobre como ser um bom telemarketing, comece a aprendendo sobre os termos mais utilizados. Aprofundar-se e conhecer as particularidades do setor também é importante, pois deixa o profissional mais familiarizado e alinhado com os acontecimentos do mercado.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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