Tecnologia

7 tendências de telecomunicação para empresas ficarem de olho

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Escrito por Reynaldo Garcia
  • A competitividade do mercado de call centers obriga que seus gestores estejam sempre atentos às tendências de telecomunicação apresentadas ao mercado.

    Quanto mais eficiente for a operação alinhada com o nível elevado de satisfação dos clientes, melhor. A primeira garante a redução dos custos operacionais enquanto a outra certifica melhores volumes de vendas.

    Se sua empresa está precisando se atualizar e inserir algumas inovações para melhorar o call center, acompanhe com atenção o que o mundo dos call centers vem adotando do ramo das telecomunicações.

    1. Gestão de prospecção tecnológica

    Para surpreender clientes e estar à frente da concorrência, uma empresa deve instituir uma equipe multidisciplinar que esteja em constante busca por soluções e inovações de telecomunicações.

    Montar esta equipe já é propriamente um avanço no sentido das melhorias tecnológicas, mas seus resultados podem ser ainda mais surpreendes.

    Com sua característica multidisciplinar, a equipe pode identificar os melhores pontos que precisam de melhorias e direcionar sua busca de forma muito mais eficiente, principalmente considerando as milhares de ferramentas e startups lançadas no mercado que prometem soluções revolucionárias.

    2. Multicanais de atendimento

    Esta tendência tem ganhado força também nas empresas de médio e pequeno porte, levando a possibilidade de atender clientes por mais de um canal.

    Com ela, call centers e lojas físicas podem dar continuidade a um atendimento apenas acessando o histórico, ou ticket do cliente no software de gestão e ainda usar formatos de comunicação diferentes, como chats online e e-mail.

    3. Chatbots e WhatsApp

    Muitas empresas adotaram o WhatsApp para parte de seus atendimentos, mas os chatbots podem potencializar ainda mais este meio de comunicação.

    Com a adoção dos bots, uma abreviação de robôs, as conversas através de mensagens automáticas podem resolver demandas e concluir vendas, como é o caso das mensagens enviadas atualmente por SMS em que o cliente responde com um número para confirmar a compra ou não.

    Com os chatbots, as transações acontecerão em tempo real, com a possibilidade de envio de vídeos e comandos para confirmação e contratação dos serviços.

    4. Mobilidade

    A mobilidade é uma característica e uma tendência das telecomunicações quando o assunto é atendimento ao cliente, pois ela é a responsável por permitir a flexibilização do serviço do call center.

    Empresas que adotam atendentes em esquema de home office por exemplo, precisam de ferramentas que agilizem e ofereçam a mesma qualidade de serviço de uma equipe na mesma base.

    Skype, VOIP e sistemas de gestão de telefonia avançam neste sentido e trazem soluções que diminuem as distâncias virtuais de equipes separadas geograficamente.

    5. SAC 2.0

    O SAC 2.0 é a tendência que acompanha a forte valorização das redes sociais pelos clientes, e com a estratégia bem traçada, ajuda na fidelização e melhoria da imagem da empresa.

    Com uma equipe bem capacitada e com conhecimentos de social mídia e atendimento ao cliente, o SAC 2.0 atua nas demandas abertas por clientes nas redes sociais ou em menções negativas sobre a empresa, reparando a relação com o cliente e fazendo desta ação uma promoção do valor que ela enxerga em seus clientes.

    6. Client Success na telecomunicação

    O Client Success ou CS é um conceito criado por empresas desenvolvedoras de softwares como serviço (SaaS) e focam na potencialização da experiência do cliente com o produto.

    Também é apontando como uma tendência da telecomunicação, pois utilizam as redes sociais, site da empresa e a própria central de atendimento para educar e esclarecer dúvidas que os clientes possam vir a ter na utilização dos produtos.

    7. Desenvolvimento de talentos humanos

    Com todas as tecnologias embarcando no mercado de call center, a forma de desenvolver as equipes e gestores para utilização destes recursos não podia parar no tempo.

    Consultorias e empresas especializadas em treinamentos estão revolucionando seus formatos didáticos e oferecendo metodologias de alta performance como a MAP, da Contato Contact Center.

    Para adotar algumas destas tendências de telecomunicação não são necessários grandes investimentos e cada uma delas pode ser mais adequada para o início da atualização da sua empresa.

    Se este post reforça seus argumentos com os demais gestores da sua empresa, compartilhe agora em suas redes sociais e marque os interessados em discutir estas ideias!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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