Televendas

8 técnicas de vendas por telefone que são infalíveis

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Escrito por Reynaldo Garcia

Com o grande de número de ligações que as pessoas recebem de telemarketing, as técnicas de vendas por telefone do seu negócio devem ser infalíveis para que esse contato se destaque perante os concorrentes e prenda a atenção do consumidor, atingindo o objetivo de finalizar a venda.

Mas essa é uma tarefa que exigirá muita preparação, não apenas de quem está do outro lado do telefone, como também da empresa, ao preparar esse funcionário.

Para te ajudar a conseguir isso, fizemos uma lista com algumas técnicas eficientes: confira!

1 – Fale com a pessoa certa

Sempre é preciso falar com o decisor da compra. Não adianta ficar explicando os benefícios do produto para quem não é responsável em comprar aquele produto ou serviço. Para descobrir com quem está falando e não perder tempo, questione logo no início da ligação.

2 – Siga um script

É importante ter um guia e isso não quer dizer que você vá lê-lo igual a um robô, mas é recomendável usá-lo para saber o que é importante apresentar e a sequência lógica que pode ser usada para isso.

3 – Use a criatividade

Ficar bajulando o cliente, lendo informações ou dando voltas para fazer com que ele mude de ideia não resultará em vendas. É preciso ser criativo e chamar a atenção do cliente com uma conversa descontraída e mais próxima.

Se precisar, dê exemplos ou até mesmo comente sobre algum assunto atual que pode chamar a atenção. Quanto mais agradável estiver a conversa, menor a probabilidade do cliente desligar — e maior será a chance de comprar o produto.

4 – Tenha o cliente como centro da conversa

Se pretende vender para o cliente, é com ele que deve se importar e não com os seus próprios gostos. Faça uma sondagem breve com algumas perguntas para identificar o que ele precisa para que você consiga oferecer um produto adequado.

Nesse momento, ter um histórico de compras do cliente facilitará ainda mais, pois, assim, poderá oferecer algo personalizado.

5 – Venda benefícios e não o produto em si

Não importa se está vendendo uma caneta ou serviços de internet: apresente os benefícios do que está sendo ofertado. Lembre-se de que existem vários produtos no mercado iguais ao que você está oferecendo, sendo importante destacar de que forma o seu pode ajudar mais o cliente.

Sempre ressalte os benefícios e os ganhos do que está sendo apresentado, buscando solucionar as necessidades dos clientes.

6 – Saiba adaptar a linguagem

Se estiver falando com uma pessoa mais culta, busque usar uma linguagem mais formal, porém, para o inverso, mude a regra. Adaptando a linguagem a cada cliente, fica mais fácil chamar a atenção e concluir a venda.

7 – Finalize a chamada com infalíveis técnicas de vendas por telefone

No final da chamada, não espere o cliente falar “sim”, mas peça os dados que indiquem como ele gostaria de pagar pelo serviço, por exemplo. Pode-se usar a seguinte frase: “Senhor, qual será a forma de pagamento do produto X?”. Ao confirmar, fica subentendido que ele aceitou e a venda foi concluída.

8 – Treine a equipe

Uma equipe que vende bem precisa ter um treinamento adequado para aprender as melhores técnicas de venda por telefone. É importante que esses cursos sejam frequentes e focados nas principais dificuldades. Além disso, vale também fazer os funcionários passarem por simulação de situações reais, para que eles estejam preparados para converter um cliente que não se mostra tão interessado de início.

Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

Gostou das dicas de técnicas de vendas por telefone? Você já usa todas em seu negócio ou conhece alguma outra? Deixe um comentário com sua opinião e experiência abaixo!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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