Gestão

A importância de uma liderança visionária para o seu call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

Um líder é aquele que motiva e conduz os seus liderados em direção a um objetivo comum. Mas, no mundo corporativo, existem ambientes bastante intensos e dinâmicos, como os de call center, em que para construir uma equipe sólida e de sucesso, é preciso ter uma liderança visionária.

Embora o significado de liderança no mundo corporativo tende, em sua maioria, apontar para gestores que conseguem gerir pessoas por meio de exemplos e não de ordens, existem líderes que estão ainda mais à frente e conseguem se antecipar às adversidades.

Neste artigo, vamos mostrar o conceito e a importância desse tipo de liderança, além de apresentar as principais características de um líder visionário. Confira!

O significado e a importância de uma liderança visionária

O líder visionário é aquele que sempre busca resultados extraordinários ao lado da sua equipe. Para atingir este objetivo., o profissional precisa ter capacidades como:

  • ser capaz de criar e identificar as oportunidades;

  • planejar um ambiente favorável para equipe de trabalho;

  • antecipar-se às adversidades;

  • estar continuamente preparado.

Note que não basta ter um time motivado, é preciso alinhar um alto grau de engajamento (o chamado brilho nos olhos), flexibilidade e resultados superiores.

A importância desse perfil num call center

Quem conhece o ambiente de call center (mesmo de forma superficial), já consegue entender como um líder que se antecipa às adversidades pode ser importante e benéfico. Ele conseguirá motivar, engajar e fazer com que os seus liderados se comprometam com os objetivos, superando as metas traçadas.

Além disso, tem o perfil de “águia”, que é atribuído a todos aqueles que apresentam um comportamento diferenciado, que conseguem promover mudanças significativas e extremamente positivas nos ambientes que estão inseridos.

Principais características de um líder visionário

Comunicação

O líder visionário deve comunicar com clareza as suas perspectivas sobre questões diversas e compartilhar as informações sobre oportunidades e possibilidades com a sua equipe.

Carisma

O líder sempre é aquele que é respeitado pelo seu perfil e exemplo e não pelo seu cargo. Por isso, o líder visionário tem facilidade em despertar a empatia e simpatia dos outros colaboradores, sendo inspirador e carismático.

Assume riscos

Este profissional não tem receio de assumir riscos e tomar decisões difíceis para o sucesso de todos. E quando algo não acontece como o planejado (o que às vezes acontece), ele assume a responsabilidade e corrige prontamente o erro.

Capacidade de planejamento

O planejamento estratégico está ligado diretamente à visão sistemática do líder. Dessa maneira, ele consegue elaborar e acompanhar processos que levam os liderados a atingirem de forma consistente os resultados.

Criatividade

Um líder visionário é capaz de inovar, mudar, criar e identificar talentos e oportunidades que estão além dos olhos. É a partir da sua criatividade diferenciada que ele consegue aplicar as mudanças benéficas para todo o ambiente.

Exercer a liderança visionária no call center é um grande fator de sucesso, pois esse tipo de gestão afeta diretamente o clima organizacional da equipe, estimula a superação de metas e cria o ambiente ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras, gerando um círculo virtuoso no qual os colaboradores, empresa e, principalmente, o cliente saem ganhando.

Gostou do artigo? Agora é a hora de se aperfeiçoar sobre os sistemas de telefonia para call center. Leia o nosso post e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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