Televendas

As 5 melhores dicas para o sucesso de televendas

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Escrito por Reynaldo Garcia

Realizar uma venda é um procedimento composto por diversas etapas. Muitos consideram o ato da abordagem uma das fases mais importantes, enquanto outros consideram a negociação.

O fato é que a venda como um todo é um processo importante e deve ser tratada com minuciosidade, desde o seu início até o seu encerramento, independentemente dela ser realizada por meio de um telefone, pela internet ou pessoalmente.

Por isso, no artigo de hoje, abordaremos as 5 melhores dicas de televendas para sua empresa ter sucesso com os clientes. Continue a leitura para conferir!

1. Tenha um roteiro preestabelecido

Para iniciar nossa lista de dicas de televendas falaremos sobre algo fundamental no setor: o roteiro da ligação.

É importante as informações mais relevantes que serão abordadas do início ao fim organizadas em tópicos constem no script, como:

  • uma breve apresentação do atendente/empresa;

  • os objetivos da ligação: fechar uma venda, explicar o processo de compra do produto ou serviço, conseguir uma reunião etc;

  • as perguntas que serão usadas para aumentar o interesse do cliente pela empresa.

O importante é que a estrutura da ligação já esteja preestabelecida, antes do cliente ser contactado, para evitar que o atendente tenha que “improvisar”.

Uma dica extra é ter pelo menos 3 modelos de scripts de ligação diferentes para que não pareça que o cliente é só mais um número. Afinal, os consumidores gostam de se sentir especiais.

2. Seja cuidadoso com expressões e orações negativas

Iniciar o contato com uma pergunta como: “Você pode falar agora?” é a abertura perfeita para que o cliente simplesmente diga “Não”.

Não adianta ter um roteiro estruturado, com direções para conduzir a ligação do início ao fim, se existem orações que possibilitam que a conversa seja encerrada antes mesmo de começar.

Defina perguntas e frases que despertem o interesse pelo produto ou serviço ofertado pela empresa.

3. Conheça seus clientes antes de iniciar a ligação

Não conhecer seus clientes é uma grande gafe que muitas empresas cometem em seu setor de atendimento e prospecção por meio dos serviços do call center.

Principalmente, se considerarmos o fato de que na era das redes sociais é possível fazer uma coleta de dados apenas com alguns cliques no LinkedIn, Twitter, Facebook, YouTube, Google, entre outras mídias digitais.

Explore informações sobre a realidade de seus clientes como seus potenciais, necessidades e ambições. As conexões que eles têm em comum também podem dizer muito sobre o perfil de uma pessoa.

Quanto mais informações forem coletadas na pesquisa, maiores serão as chances de conquistar a atenção do outro lado da linha e sua ligação ser bem-sucedida.

4. Ofereça um atendimento diferenciado

Oferecer um atendimento diferenciado é fundamental para quebrar os paradigmas que circundam as televendas. Pois, infelizmente, as pessoas estão acostumadas a receber ligações de atendentes que se comunicam como verdadeiros robôs.

Educação e a cordialidade são imprescindíveis e devem estar presentes não somente no script da ligação, mas em todos os diálogos que acontecem entre o cliente e a empresa.

Entretanto, muitos call centers têm adotado uma abordagem que se aproxima da comunicação informal e descontraída que temos com as pessoas durante o dia, sem, no entanto, perder o profissionalismo.

Sem dúvidas, uma das dicas de televendas mais relevantes que podemos oferecer é a estratégia do atendimento diferenciado.

5. Invista em treinamento e testes

Após seguir todas as dicas de televendas que foram citadas anteriormente é hora de colocá-las em prática. Mas a empresa não deve fazer isso com clientes reais sem antes ter certeza absoluta de que o formato da ligação funcionará.

Portanto, é preciso treinar bem a sua equipe antes de colocar os colaboradores na “linha de frente” (erro que inúmeras empresas cometem por conta da alta demanda de ligações).

Uma forma eficiente de treinar seus atendentes é por meio de ligações testes, em que pessoas específicas da equipe fazem as ligações se passando por clientes. Basicamente uma simulação de um atendimento real.

No artigo de hoje, você conferiu as 5 melhores dicas para televendas. Entre os temas abordados estão a predefinição de um script, o uso de expressões positivas, a coleta de informações do cliente um atendimento diferenciado e investimento nas habilidades dos profissionais de sua equipe.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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