Televendas

As 5 melhores práticas de gestão de televendas para o seu time

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Escrito por Reynaldo Garcia

Poucas pessoas discordariam que o treinamento de colaboradores deve ser uma das preocupações centrais para a gestão de televendas. Afinal, isso está diretamente relacionado à satisfação dos funcionários e à eficiência das ações realizadas. Mas não basta apenas treinar a equipe, não é mesmo?

Em outras palavras, a gestão é a maior responsável pelo sucesso ou fracasso do trabalho de televendas. Pensando nisso, apresentamos, neste post, algumas das melhores estratégias para você colocar em prática, a fim de alavancar seus resultados de negócio e a performance do seu time. Boa leitura!

1. Escute, observe e aprenda

Para entender o ambiente que está tentando melhorar, comece por dedicar algum tempo para conhecer mais de perto a sua equipe de televendas. Ouça os representantes em chamadas ao vivo, prestando atenção a tudo o que ouve. Observe os tipos de desafios comumente enfrentados, seus pontos positivos e oportunidades de melhoria.

Aproveite para ouvir, também, uma amostragem aleatória de chamadas gravadas para avaliar os níveis de habilidades atuais de seu time. Saiba quem é proficiente em diversas habilidades, incentivando seus melhores colaboradores a ajudarem aqueles que precisam de mais treinamento em determinadas áreas.

2. Ofereça feedbacks apropriados

Considere as características gerais de sua equipe e as especificidades de cada membro, a fim de oferecer feedbacks adequados para os diferentes comportamentos que você encontrar, tanto para aqueles que estão fazendo tudo corretamente, quanto para os que precisam de ajustar o desempenho.

Lembre-se de que o objetivo de oferecer feedbacks é contribuir para que o colaborador faça o melhor trabalho possível. Seus comentários, portanto, devem ser construtivos, explicando, sempre, como as informações que você está transmitindo o ajudará a atuar de forma mais eficaz, promovendo o processo de televendas.

3. Defina metas realistas e de longo prazo

Desenvolva metas realistas e factíveis para os representantes, fazendo com que tomem parte ativa em seus próprios desenvolvimentos. Realize verificações periódicas para ver como estão progredindo.

O ideal é que as metas sejam de médio a longo prazo, por isso, não defina novos objetivos apenas no início de um novo período ou antes das revisões anuais. Além disso, você também pode criar metas coletivas e publicá-las onde todos possam ver.

4. Considere a terceirização

Conduzir uma campanha de televendas eficaz pode ser algo muito complicado. Para ser bem-sucedido, é preciso uma equipe altamente treinada, dedicada e motivada. Isso para não mencionar a necessidade de um gerenciamento experiente e de equipamentos adequados.

Cumprir todos esses requisitos pode drenar seus recursos e força sua empresa a reajustar o foco para longe do core business.

É nesse contexto que a opção pela terceirização de uma parcela ou da totalidade das ações de televendas tem crescido entre as mais diferentes organizações que, desse modo, conseguem reduzir custos ao mesmo tempo em que contam com o auxílio de profissionais especializados.

5. Seja justo e consistente na gestão de televendas

Se esforce para observar e fornecer orientações a todos os membros da sua equipe, e não apenas àqueles que necessitam melhorar a performance. Todos os colaboradores, mesmo os mais motivados, precisam saber que você está acompanhando suas atividades e medindo a qualidade do call center.

Em uma gestão de televendas, o elemento “tempo” exerce um papel fundamental. Nesse sentido, é crucial que cada colaborador perceba que você reconhece seus esforços para melhorar.

Gostou do nosso post? Então, não perca a oportunidade de entender o papel do gestor no setor de televendas!

 

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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