Atendimento

Atendimento eficiente: os 4 melhores segredos para atendentes

atendimento-eficiente-os-4-melhores-segredos-para-atendentes.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

O foco na satisfação do cliente deve ser uma constante no call center. Afinal, aos olhos (ou ouvidos) do cliente, aquela voz que está do outro lado da linha, na verdade, é a voz da empresa. Pode ter certeza de que, para ele, não existe distinção entre o profissional que o está atendendo e a organização.

É por esse e outros motivos que devemos sempre desenvolver um atendimento eficiente. Resolver questões da clientela deve ser uma prioridade, e o profissional da área precisa estar preparado para isso. Por isso, resolvemos trazer, no post de hoje, os 4 melhores segredos para atendentes melhorarem o seu trabalho. Confira!

Trabalhe com a pirâmide invertida

Afinal, o que significa a pirâmide invertida? Simples. Muitas empresas enxergam a organização como uma pirâmide, em que as camadas mais baixas precisam cumprir com as expectativas das mais altas.

O consumidor, por exemplo, precisa comprar para que o vendedor possa bater sua meta. Por outro lado, o vendedor precisa bater sua meta para que a gestão conquiste o seu objetivo.

Inverter a pirâmide é tirar o cliente da base e colocá-lo no topo. A partir daí, toda a lógica da organização muda. É o gestor que precisa atender as demandas do colaborador para que ele atinja a sua meta. Por sua vez, é o profissional que precisa entender e satisfazer o cliente para que ele realize a sua compra.

Foque nas prioridades corretas

Muitos gestores e profissionais de call center possuem uma visão errada a respeito das suas prioridades. Para eles, o mais importante é focar nos “números”. Indicadores como o TMA (Tempo Médio do Atendimento), a taxa de conversão e o ticket médio, por exemplo, entram na lista de prioridades desses profissionais.

É claro que os indicadores mencionados são indispensáveis, no entanto, repetimos: eles não são a prioridade. O que deve ser uma das prioridades de todos os envolvidos com os serviços do call center é a satisfação do cliente. Saber qual é a sua demanda e necessidade é um dos primeiros passos para desenvolver um atendimento eficiente.

Identifique as necessidades do cliente

Como vimos nos dois últimos tópicos, o cliente deve ser o astro principal de qualquer relacionamento com o call center. É justamente por isso que devemos deixá-lo se expressar o máximo que puder. Só assim poderemos entender suas necessidades, evitando, ainda, o atendimento robotizado, realizado por muitos profissionais da área.

Ao entender as necessidades do cliente, fica muito mais fácil ser eficiente. Saberemos exatamente como resolver o problema do cliente ou, se for o caso de uma venda, identificar quais produtos realmente podem ser oferecidos.

Procure o aprimoramento constante

Para concluir, é importante que você procure o aprimoramento constante no seu trabalho. Assim, poderá evitar quaisquer problemas que impactem negativamente o desempenho durante o contato estabelecido com o cliente.

Pode ter certeza de que o principal segredo para o atendimento eficiente é justamente a capacitação, pois evitaremos os indesejáveis erros durante a abordagem e manteremos a qualidade, que deve ser uma das prioridades.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal ler o nosso post e conferir 4 dicas para operadores realizarem um bom telemarketing?

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

558 comentários

  • Olá, adorei seu post e o seu blog com excelente dicas.
    Gostaria de tirar uma dúvida, sou gestora de um setor de call center, Embora meu serviço seja diferenciado dos demais, eu passo a maior parte do dia ligando para os clientes também. A dúvida é: A lei obriga que nós trabalhemos 8 horas por dia? Para os operadores sabemos que são 6 horas mas e para pessoa com um cargo de liderança? Agradeço sua atenção e pela sua resposta. Boa noite.

Deixar comentário.

Share This
Navegação