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Big Data em call centers: entenda como usar e quais os benefícios

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Escrito por Reynaldo Garcia

A informação se tornou um fator bastante valioso para as empresas. Afinal, entender o comportamento dos consumidores é imprescindível para avaliar o momento certo para lançar novos produtos e expandir as vendas. A conjuntura atual exige que as organizações invistam em Big Data em call centers.

A tecnologia precisa ser utilizada de maneira inteligente para os empreendedores manterem o negócio lucrativo e atraente para o público-alvo. Neste post, vamos explicar o que é Big Data, mostrar como esse recurso pode ser utilizado em call centers e os benefícios de adotá-lo. Confira!

Saiba o que é Big Data

O Big Data consiste no uso de vários recursos tecnológicos que ajudam as companhias a lidarem com uma grande variedade e quantidade de informações de forma rápida e eficaz. Ele possibilita a análise de várias modalidades de dados digitais em tempo real, contribuindo bastante para a tomada de decisão.

No caso de um call center com diversos canais de atendimento, a ferramenta permite avaliar informações provenientes de gravações telefônicas, chat, e-mail e redes sociais. Imagine uma empresa contratar funcionários apenas para ouvir os telefonemas e fazer a leitura de conteúdos de mensagens eletrônicas, conversas de chat e posts de mídias sociais.

Além dos gastos elevados com mão de obra, a companhia estaria com um grande risco de cometer erros na avaliação da postura do consumidor. Com uma solução tecnológica adequada, os resultados são bem melhores.

Entenda como utilizar Big Data em call centers

Com certeza, é positivo uma empresa ter a preocupação de analisar a postura dos clientes para formular estratégias e elevar a participação no mercado. Por outro lado, é necessário ter muito cuidado ao adotar o Big Data em call centers.

Uma das razões é a necessidade de escolher softwares que sejam capazes de fornecer os dados corretos para o call center apresentar uma performance de alto nível. É preciso contar com ferramentas que ofereçam dados com variedade e velocidade sobre os usuários.

A captura das informações deve ser feita de forma ágil. O mesmo precisa ser feito na conversão dos dados em inteligência, para que os operadores do contact center possam ter condições de convencer os clientes a consumirem os produtos e os serviços da empresa.

Outra atividade fundamental é ter profissionais que compreendam os recursos oferecidos pelo Big Data. Essa iniciativa é muito importante para contratar as soluções que estejam adequadas com a estratégia da organização. Além disso, é válido contar com funcionários que entendam como a ferramenta oferece análises com dados relevantes para a empresa.

Também é relevante que o uso do Big Data esteja alinhado com a estratégia da companhia. Não adianta investir em ferramentas tecnológicas, caso elas não sejam utilizadas de acordo com as prioridades de uma corporação. Não aproveitar devidamente o potencial da tecnologia é um erro grave.

Veja os benefícios proporcionados

Se você está com dúvidas em adotar o Big Data, a dica é verificar as vantagens proporcionadas por essa solução, como:

  • redução de custos na contratação de várias ferramentas para analisar cada canal de atendimento da empresa;
  • condições favoráveis de avaliar o momento certo para lançar novos produtos e serviços com base nos dados coletados sobre o público-alvo;
  • facilidade em tomar decisões precisas e adequadas por meio de informações atualizadas e corretas;
  • possibilidades reais de definir metas e elaborar estratégias que contribuam para aumentar as vendas;
  • chances elevadas de verificar erros no relacionamento com o consumidor e corrigi-los rapidamente.

Se você quer mais informações sobre como utilizar o Big Data em call centers, leia, agora mesmo, este post sobre liderança visionária em contact centers. Estar bem informado contribui para alcançar um desempenho melhor a cada dia!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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