Atendimento

Canal de atendimento ao cliente: como escolher o melhor?

canal-de-atendimento-ao-cliente-como-escolher-o-melhor.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Você sabia que o bom atendimento está no topo das prioridades do consumidor? Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Mais de 60% dos entrevistados preferiram ser bem atendidos do que contar com preços baixos ou até produtos de qualidade.

É justamente por esse motivo que a escolha do canal de atendimento ao cliente deve ser feita com todo o cuidado. Afinal, é por meio dele que o cliente será recebido pela empresa, seja para apresentar reclamações, contratar novos serviços ou comprar produtos. No post de hoje, resolvemos mostrar alguns canais e como escolher o melhor. Confira!

Afinal, quais são os canais de atendimento ao cliente disponíveis?

Em primeiro lugar, é preciso esclarecer quais são os principais canais de atendimento ao cliente disponíveis, certo? Assim, é possível compará-los e descobrir quais são as melhores alternativas para o seu tipo de negócio. A seguir, preparamos uma lista para os nossos leitores, confira!

Chatbots

Os chatbots são bastante utilizados em lojas virtuais e landing pages de empresas. A ideia é estimular o contato com o consumidor para verificar se ele tem interesse de compra. Essa ferramenta é importante para gerar leads, portanto  mas é claro que não é autossuficiente, pois necessita da complementação de um atendimento real.

E-mail marketing

Outra maneira de se posicionar e criar um bom canal de acesso para o consumidor é a utilização do e-mail. Por meio dele, podemos enviar peças promocionais ou receber sugestões, pedidos e até reclamações, como em uma ouvidoria. O e-mail também é uma excelente estratégia, mas precisa que o atendimento seja realizado com prontidão.

SMS Marketing

O SMS ainda é uma poderosa ferramenta para entrar em contato com o seu público, principalmente quando consideramos que estamos na era dos smartphones. Normalmente, o SMS é utilizado para o envio de peças promocionais e alertas, como mensalidades, cobranças, entre outros.

Telemarketing

Por fim, nós temos, ainda, o telemarketing. Essa é uma das formas mais humanizadas e pessoais de entrar em contato com o seu público de interesse. Afinal, o cliente terá a oportunidade de ser atendido por uma pessoa que ouvirá suas necessidades e oferecerá um tratamento personalizado a ela.

Como escolher o melhor canal de atendimento ao cliente?

Tão importante quanto conhecer os canais de comunicação é realizar a melhor escolha para o seu negócio. É preciso levar em consideração as necessidades da empresa, o perfil do consumidor e as estratégias para cada momento da jornada do cliente. Vamos conferir algumas dicas nesse sentido?

Considere a jornada de compra do cliente

O primeiro passo é considerar a jornada de compra do cliente, ou seja, todos os seus momentos no funil de vendas. Para gerar leads, por exemplo, uma estratégia recomendada pode ser os chatbots, por outro lado, para realizar o atendimento de clientes já fidelizados, o telemarketing é a melhor alternativa.

Entenda o seu público-alvo

Outro ponto que influencia diretamente a escolha do canal de atendimento ao cliente é a compreensão do público-alvo. Ele é mais ligado no mundo digital ou prefere resolver as coisas de maneira tradicional? É jovem ou adulto? Possui alto poder aquisitivo? Essas são apenas algumas perguntas que precisam ser respondidas.

Escolha um canal alinhado aos produtos

Também é interessante que o canal de contato esteja alinhado ao tipo de produto ou serviço oferecido pela empresa. Um prestador de serviços recorrentes, por exemplo, pode gostar do SMS para o envio de avisos sobre mensalidades, por exemplo. Por outro lado, aqueles que trabalham com produtos necessitam de um e-mail para receber solicitações.

Foque na qualidade

Em resumo, é importante que você foque na qualidade do canal de atendimento ao cliente escolhido. Afinal, como vimos na introdução, esse é um assunto muito caro ao consumidor, que deve ser estudado com cuidado para garantir a sua satisfação. É dessa forma que você faz com que a sua empresa ganhe destaque no mercado.

Gostou do nosso post de hoje? Acompanhe o nosso Facebook para ficar por dentro de mais!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação