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Cobrança por telefone: 7 técnicas para acertar!

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Escrito por Reynaldo Garcia

O que uma empresa deseja ao realizar cobrança por telefone? Uma pergunta aparentemente simples merece uma boa reflexão antes de ser respondida.

Obviamente, recuperar os valores devidos faz parte desta resposta, mas se esse for o principal motivo e o saldo devedor estiver comprometendo a operação da empresa, um sinal de alerta também deverá ser acionado no setor comercial que poderá estar falhando na prospecção dos clientes certos.

A cobrança deve focar na recuperação de clientes, ou seja, fazer com que eles honrem seus pagamentos e voltem a ser fontes de lucro e oportunidades para a empresa. Parece desafiador? Então conheça 7 técnicas de cobrança com resultados incríveis para sua operação.

1. Tenha todas as informações do contrato do cliente

O cliente pode questionar a cobrança e as condições de pagamento. Com o contrato de origem da cobrança, o atendente poderá explicar e argumentar de forma muito mais embasada.

Isso demonstrará profissionalismo e honestidade nas relações comerciais e o cliente saberá valorizar essa atitude, mesmo que ela pareça contrária a suas necessidades momentâneas.

2. Mantenha o controle da ligação e seja empático

Existem diversos motivos que possam ter levado o cliente a ficar inadimplente, e ser agradável e demonstrar empatia ao falar sobre o pagamento pode ser uma boa maneira de recuperar o valor devido.

O cliente pode ter outras contas em atraso, mas percebendo que a empresa deseja manter um relacionamento com ele mesmo em uma situação crítica, retribuirá a atenção priorizando a regularização.

3. Dê opções para renegociação

A recuperação do crédito também é muito importante para a empresa, mas não pode ser considerada uma fonte de lucro e sim uma maneira de amenizar o prejuízo.

Quando um cliente deixa de pagar em dia, aquele montante perde seu valor no tempo presente e mesmo com a cobrança de juros por atraso, uma parte nunca será recuperada.

Oferecer opções de pagamento diferenciadas para o cliente estancará essa contagem e permitirá que as finanças da empresa não tenham impactos ainda maiores.

4. Não constranja o cliente durante a cobrança por telefone

Além da empatia já mencionada anteriormente, agir com respeito e cordialidade com o cliente é imprescindível. Se a intenção é recuperar o cliente como fonte de lucro, o relacionamento deve permanecer amigável.

Deixar o cliente constrangido e desconfortável pode diminuir ainda mais as chances de recuperar o valor devido e ainda acabar com as chances de novas compras no futuro.

5. Envie alertas para lembrar sobre o pagamento

Uma vez que o cliente tenha aceitado uma opção de renegociação, envie alertas para lembrá-lo sobre as datas de pagamento.

É possível deixar que ele escolha a melhor maneira de ser avisado, mas uma confirmação do recebimento desse alerta deve ser acordada para que a empresa tenha ciência da eficácia de seus comunicados. Eles terão especial valor caso sejam oferecidos descontos por pontualidade.

6. Ofereça descontos por pontualidade

Os descontos por pontualidade servem como incentivo para que o cliente pague suas parcelas em dia. É uma técnica muito efetiva para cobrança por telefone, pois o cliente conseguirá perceber a vantagem em estar em dia com seus pagamentos.

7. Mantenha contato frequente e registros atualizados

Crie uma frequência de cobrança de acordo com os valores em atraso ou a reincidência dos clientes na inadimplência.

Aqueles com maior volume de atraso ou que estão regularmente atrasando seus pagamentos devem ser acompanhados constantemente e precisam ter seus cadastrados atualizados sempre.

Além de fazer a cobrança por telefone preservando o relacionamento com o cliente, o fornecimento dos serviços ou produtos deve ser mantido dentro das possibilidades da empresa e demonstrar presteza na solução de problemas ou até no restabelecimento dos serviços é essencial.

Agora queremos saber, como anda o índice de inadimplência dos seus clientes? Quer outras dicas para diminuí-lo e também para dominar a gestão de call centers? Assine agora nossa newsletter e receba conteúdos ricos e do seu interesse!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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