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Comissão de vendedores: saiba como calcular!

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Escrito por Reynaldo Garcia

Motivar os funcionários não é uma tarefa das mais fáceis. Mesmo assim, uma empresa deve buscar alternativas para tornar os colaboradores mais produtivos. Atualmente, uma boa iniciativa é contar com um programa de comissão de vendedores.

A medida é uma forma de reconhecer o trabalho da equipe. Além disso, faz com que os empregados tenham uma postura mais voltada para conquistar e fidelizar os clientes, o que é fundamental para expandir os lucros.

Se você está interessado em oferecer bônus para os funcionários pelas vendas, veja neste post como calcular o valor da comissão, de acordo com as condições da empresa e o desempenho do colaborador. Confira!

Calcule com base no valor do produto

Na maioria das organizações, os profissionais recebem uma bonificação que abrange uma porcentagem fixa em cada venda finalizada. Por exemplo, um funcionário ganha 5% ao vender qualquer tipo de mercadoria.

Um benefício desse modelo é que a empresa pode monitorar facilmente os valores que serão repassados ao colaborador por cada negócio fechado. Isso também diminui as possibilidades de o colaborador contestar o bônus concedido e ajuda a manter um bom ambiente de trabalho.

Utilize a margem de lucro

Se você tem medo de afetar a saúde do empreendimento ao oferecer uma comissão pelas vendas, uma boa saída é optar por conceder o benefício considerando os lucros conquistados.

Assim o gestor vai não apenas deixar os funcionários satisfeitos, mas também possibilitar que a empresa invista na melhoria dos serviços e cresça de forma sustentável.

Nesse modelo de comissionamento, o cálculo da remuneração consiste em englobar a margem de lucro de cada venda efetivada.

Opte pelo faturamento para comissão de vendedores

Uma maneira encontrada por muitas empresas para estimular a produtividade dos empregados é conceder comissões em função do faturamento. Isso significa que os colaboradores receberão uma bonificação com base no que a organização faturou no mês anterior.

Você deve ter cuidado para implementar esse tipo de comissionamento. Um dos motivos é que o faturamento considera todas as vendas realizadas, independentemente da forma de pagamento (à vista ou parcelado). Caso houver inadimplência, a empresa pode ter dificuldades de honrar os compromissos com os funcionários.

Pense em conceder comissões pelos recebimentos

Caso você não queira correr riscos, a recomendação é oferecer comissões para os colaboradores com base no recebimento. Quando o dinheiro de uma venda entra no caixa da organização, a equipe recebe a porcentagem a que tem direito pelo negócio concretizado.

Uma grande vantagem desse modelo é propiciar um bom controle do fluxo de caixa, o que é essencial para evitar dívidas e aumentar o poder de negociação junto aos fornecedores.

Tenha cautela ao investir nas comissões

É necessário muito cuidado ao adotar um estilo de comissionamento. Dependendo da gestão, a iniciativa pode fazer com que os funcionários fiquem desmotivados e menos produtivos — e isso é péssimo para as vendas e o ambiente de trabalho.

Para evitar esse problema, é preciso avaliar as condições financeiras da organização. Afinal, todos devem sair ganhando quando são criados incentivos para melhorar o desempenho.

Também é recomendado adotar algum sistema que calcule automaticamente o valor da comissão relativa às vendas de um empregado. A medida contribui para evitar contestações e desentendimentos desnecessários.

Se você tem dúvidas ou experiências interessantes sobre comissão de vendedores, deixe agora o seu comentário neste post. Com certeza, a sua colaboração é muito importante para nós!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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