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Como a cultura organizacional afeta a gestão de pessoas?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Muitos gestores e funcionários enxergam a cultura organizacional apenas como um conceito burocrático. Sabem que ela representa a união dos valores éticos e morais da empresa enraizados em hábitos, comportamentos e políticas de gestão, mas não percebem sua influência na rotina diária de trabalho.

A cultura organizacional surge nos primeiros passos da empresa, e apesar de não estar formalizada nos documentos oficiais da empresa inicialmente, define tomadas de decisão, garantindo o crescimento sólido de uma empresa.

Neste post, mostraremos como ela influencia na gestão de pessoas, acordos comerciais, investimentos em inovações e, por consequência, nos bons resultados da empresa. Acompanhe:

Influencia no ambiente corporativo

Se a cultura organizacional oferece diretrizes comportamentais relacionadas à ética e à moral, é fácil concluir que ela terá forte influência no ambiente corporativo, tanto no aspecto motivacional quanto competitivo.

Se uma empresa tem como premissa o desenvolvimento profissional de seus funcionários para que eles cresçam e possam oferecer melhores resultados para a empresa, é natural que incentivos e campanhas motivacionais sejam alinhadas com estes objetivos.

A competição interna por premiações e melhores resultados individuais também não poderá ocorrer a qualquer custo, mesmo que isso signifique mais vendas para a empresa. A cultura organizacional sempre será clara quanto às ações antiéticas, imorais e fora dos padrões da empresa.

É determinante para a cultura da inovação

Buscar inovações e melhorias que proporcionem melhores resultados para a empresa é fundamental para o sucesso e, neste sentido, a cultura organizacional pode favorecer ou impedir tais avanços.

É o caso da terceirização de um call center, por exemplo. Uma empresa pode considerar esta escolha contrária à sua cultura. Porém, a busca por uma consultoria e métodos que potencializem sua operação pode trazer os mesmos resultados sem contrariar suas diretrizes culturais.

Inovação no treinamento de pessoas

Estas diretrizes culturais também são determinantes para a qualidade dos serviços prestados na medida em que também influenciam na valorização de treinamentos e capacitações como ferramentas de gestão de pessoas.

A gestão de pessoas deve valorizar e investir em treinamentos de capacitação técnica e também comportamental, para reforçar o real entendimento da cultura enraizada na empresa.

Contribui para a gestão de clientes

Na gestão comercial dos negócios, a cultura empresarial pode tanto ditar o direcionamento para determinado público, como a forma de se relacionar com os clientes.

Uma empresa pode determinar que todos seus clientes sejam atendidos de forma idêntica enquanto outra pode segmentar seus serviços de acordo com o grau de interação do cliente com a empresa.

Enquanto a primeira está valorizando todos seus clientes indiscriminadamente, a segunda está dando mais peso para a fidelidade e o prestígio que os clientes dão à sua cartela de produtos ou serviços.

Desafios da cultura organizacional na gestão de pessoas

Sinergia entre setores e filiais

Empresas de grande porte, com filiais ou sites em locais diferentes, precisam reforçar ainda mais a disseminação de sua cultura organizacional, pois fatores externos à empresa podem afetar seus princípios.

O mesmo pode acontecer com funcionários de setores diferentes. O call center da empresa pode estar alinhado com a busca contínua por melhorias em sua performance enquanto o setor contábil pode estar atuando de forma padrão e sem entender seu papel nos objetivos da empresa como um todo.

Sensibilização de novos funcionários

Cada profissional traz consigo uma bagagem de conhecimento, hábitos e comportamentos que nem sempre são condizentes com os da empresa. Trabalhar mensagens frequentes sobre a cultura organizacional da empresa na intranet, quadro de avisos e até treinamentos são formas que podem ajudar na adaptação e integração de novos funcionários.

Informação clara sobre as características da cultura da empresa

A linguagem utilizada para explicar a cultura da empresa, seja em comunicados ou em feedbacks pontuais com novos funcionários deve ser simples e clara, evitando más interpretações ou indisposição para compreendê-las.

Outro aspecto da cultura organizacional que deve ser considerado e valorizado é que ela pode e deve evoluir junto com a empresa e seus funcionários, pois uma cultura é acima de tudo, uma forma de viver e compartilhar. Se gestores e funcionários estiverem alinhados neste sentido, o sucesso é garantido.

Existe algum aspecto da cultura organizacional da sua empresa que impeça sua evolução? E como você está atuando para mudá-lo? Deixe o seu comentário e compartilhe com a gente a sua experiência!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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