PABX

Como o Pabx ajuda as empresas no processo de redução de custos

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Escrito por Reynaldo Garcia

Um sistema PABX é ideal para pequenas empresas, organizações sem fins lucrativos e qualquer empresa que deseja aumentar sua competitividade, pois é um sistema eficiente e extremamente barato se comparado com a utilização de linhas telefônicas tradicionais.

Existem vários tipos de PABX, mas, para efeito deste artigo, vamos abordar como os modelos hospedados e locais podem contribuir de forma significativa para a redução de custos com as comunicações da sua empresa. Confira!

Redução real de custos

Existem vantagens e desvantagens para os modelos de PABX hospedado e local, características que podem ajudar você a decidir entre um ou outro. Saiba, no entanto, que mesmo com suas potenciais desvantagens, esses sistemas telefônicos apresentam um custo-benefício superior aos serviços telefônicos fixos das principais operadoras brasileiras. Portanto, a mudança para um sistema telefônico comercial PABX é benéfica, independentemente do sistema escolhido.

PABX hospedado

O PABX hospedado ou VoIP hospedado é aquele em que um provedor é responsável por alojar o PABX, bem como lidar com a tecnologia necessária para fornecer os serviços ao sistema telefônico.

Os aparelhos telefônicos de mesa serão conectados a um roteador e as chamadas, sinalização e recursos serão processados por meio de um servidor de PABX no local do provedor. O provedor do PABX hospedado cobra uma taxa mensal que inclui um pacote de minutos e uma série de recursos.

Uma empresa que sabe a quantidade de minutos gastos no telefone em um determinado mês pode fazer comparações efetivas de custos. Recursos estendidos podem vir com custo adicional. De qualquer forma, existem muitas vantagens econômicas e algumas desvantagens técnicas ao utilizar o PABX hospedado:

• Menor custo inicial de equipamento e custo de instalação;

• A qualificação da rede é realizada pelo cliente e quaisquer atualizações podem ser feitas por você sem dificuldade;

• Todos os recursos da programação PABX são feitos pelo cliente;

• Não possui custos de manutenção do PABX, mas todos os telefones e dispositivos de rede locais e remotos são de responsabilidade do cliente;

• Baixo custo do serviço mensal;

• É fácil adicionar linhas extras;

• Atualizações e novos recursos estão incluídos.

PABX local

O PABX local também é conhecido como sistema telefônico IP-PABX. A sinalização é feita com um telefone IP para o servidor IP-PABX usando uma LAN. As chamadas podem passar por uma empresa de telefonia tradicional, bem como por voz sobre Internet (VoIP).

A aquisição de um sistema de telefonia PABX local envolve a compra de hardware, que inclui um servidor com o número adequado de placas de interface (se necessário) para poder conectar a companhia telefônica aos telefones IP. O IP-PABX hospedado, por outro lado, envolve apenas a compra de telefones IP, embora um roteador e um switch de rede possam ser necessários para garantir que haja conectividade VoIP.

A seguir, você confere como a sua empresa pode reduzir custos com o PABX local:

• Ter um PABX local permite que o usuário controle, crie, ajuste e exclua usuários conforme desejado;

• Novos conjuntos de recursos de código aberto podem ser adicionados sem taxas de licença;

• A operadora atual não precisa ser alterada;

• Novas linhas VoIP podem ser adicionadas para economizar nos custos de chamadas;

• A propriedade do servidor reduz as despesas ao longo do tempo;

• A sua empresa não precisa se preocupar com questões técnicas;

• O treinamento para lidar com o novo sistema PABX é feita pelo prestador do serviço.

Conclusão

Os principais sistemas PABX possuem questões técnicas e relações custo-benefício específicas, mas são excelentes opções para ajudar você e a sua organização a economizarem muito dinheiro com as suas chamadas telefônicas. Então, analise as características de cada uma e decida o que é melhor para as suas necessidades atuais.

Viu só como o PABX é um recurso indispensável para a sua empresa? Então entre em contato comigo e descubra como implementar uma revolução nos seus serviços de telefonia e call center!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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