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Como os provedores de internet podem melhorar o atendimento durante a pandemia

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Escrito por Reynaldo Garcia

O estado de excepcionalidade em que o mundo vive desde o início do ano de 2020 trouxe novas barreiras a serem ultrapassadas pela tecnologia de um modo geral.

Pode-se dizer, com segurança, que desde a implementação das medidas de isolamento social, o mundo tem funcionado, talvez pela primeira vez na história humana, de maneira mais virtual do que real.

Como ocorre a demanda por mais internet?

Isso faz a tecnologia por melhores conexões de internet ser cada vez mais demandada, pois o aumento nos serviços de home office, delivery, plataformas de streaming de filmes e vídeos, jogos de videogame, downloads e outros exige muito da tecnologia atual.

Alguns representantes das empresas provedoras de internet já até se comprometeram a se empenharem mais na resolução de demandas.

Isso foi feito mediante reuniões com os membros do Ministério Público de alguns estados do país a melhorarem seus serviços de acesso à internet.

Além disso, a recomendação de melhorias nos serviços de internet é objeto de uma solicitação feita pela ANATEL às empresas provedoras de serviços de internet.

Algumas soluções já adotadas e o que está por vir

Com isso, algumas operadoras de celular adotaram o aumento do pacote de dados utilizados tanto em serviços pré pagos, quanto nos pós. Isso proporciona maior tempo de navegação, sem o aumento do valor do plano de telefonia celular.

Ademais, algumas empresas estão oferecendo serviços de Roaming para facilitar ferramentas de trabalho via home office.

Outra medida utilizada por algumas empresas de streaming de filmes foi a diminuição da resolução de seu acervo para preservar a qualidade de internet para outros serviços.

Imagine milhares de pessoas assistindo ao conteúdo desses sites de streaming em resolução 4K, full hd, ou semelhante? Isso prejudica a velocidade de um serviço emergencial como a comunicação entre hospitais, Governo etc.

Vivemos em um momento em que ocorre o fenômeno da hiperconexão, que é a virtualização em massa de vários serviços que antes eram prestados de forma física, mas que com o coronavírus, não podem mais existir da forma que eram.

Grandes empresas de internet precisam aumentar suas redes, com mais servidores e com mais capacidade de processamento, com isso, os serviços de internet prestados mediante a tecnologia de fibra ótica devem sofrer grande ampliação, haja vista ser uma eficaz tecnologia.

Durabilidade e estabilidade da fibra óptica se dão em razão do uso do cobre. Esta tecnologia permite grande quantidade de tráfego de dados, sem que haja perda de qualidade do sinal.

Para viabilizar esta tecnologia, empresas devem fazer um investimento significativo, já que a qualidade tem um preço. Utilizar aparelhos certificados faz com que o resultado do serviço melhore bastante.

Splitters, roteadores, ONTs (Optical Network Terminal) e OLTs (Optical Line Terminal), são exemplos de equipamentos imprescindíveis a um bom serviço de fibra óptica.

Novos provedores de internet surgirão como alternativa àqueles gigantes mais antigos que não conseguem modernizar suas redes, em razão da necessidade de investimentos maiores por causa de suas vastas redes.

Redes ópticas de internet certamente se ampliarão e esses novos provedores podem se tornar uma boa alternativa para quem necessita de alta qualidade de internet, como os setores públicos, ambientes corporativos e agora, nas residências onde o home office certamente ganhará seus espaço mais do que nunca.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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