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Como reduzir o turnover em um call center? Aprenda com 6 dicas

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Escrito por Reynaldo Garcia

Se você é gestor de call center sabe como é comum contratar e desligar colaboradores em um curto espaço de tempo. A alta taxa de turnover é uma realidade nessa aérea, tornando a retenção de talentos um desafio de todo líder de atendimento.

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Não sabe de que forma criar uma boa estratégia para motivar a equipe e como reduzir o turnover? Não se preocupe, nesse artigo, vamos te mostrar 6 dicas para solucionar esse problema. Continue a leitura!

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Por que o call center possui um turnover tão alto?

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Apesar de ser um dos setores mais importantes de uma empresa, todos sabemos que trata-se de um ambiente de trabalho que possui muitos desafios. A pressão para o alcance de metas e o estresse dos clientes  são alguns motivos que dificultam a permanência nas empresas.

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O consultor de Recursos Humanos, Roberto Madruga, apontou em seu livro “Gestão Moderna de Call Center” os 10 motivos mais comuns que fazem as pessoas deixarem o call center. Confira:

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    Expectativa incorreta de trabalho;

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    Falta de poder para resolver situações com clientes;

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    Baixo investimento em treinamento;

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    Falta de estratégia de retenção e incentivo de talentos;

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    Baixo envolvimento da alta gestão;

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    Monitoramento de resultados injusto;

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    Supervisores mal preparados;

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    Salário e benefícios incompatíveis;

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    Oportunidades melhores em outro lugar;

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    Escala pouco flexível.

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Identificou algumas dessas situações em sua empresa? Se sim, veja agora 6 dicas que podem ajudar a reduzir a taxa de turnover:

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1 – Dê feedbacks

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É fundamental ter uma boa frequência de feedbacks, destacando os pontos positivos do seu colaborador. É muito cansativo ouvir diariamente reclamações e, muitas vezes, grosserias dos clientes, isso pode até mesmo abalar a autoestima do atendente. Ofereça palavras de apoio, sem esquecer, é claro, de apontar também os pontos a melhorar.

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2 – Crie campanhas motivacionais

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Oferecer premiações em dinheiro, vouchers ou até mesmo folgas é uma ótima forma de motivar sua equipe. Crie uma campanha, estipule uma meta a ser alcançada e ofereça os prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores. Mantenha todos sempre atualizados dos resultados, para que a motivação não se perca ao longo do tempo. Com certeza, é um investimento que trará muito retorno.

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3 – Faça pesquisas de clima organizacional

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Para entender quais são as angústias da sua equipe, é importante realizar pesquisas de clima. São os resultados que vão apontar onde a gestão está errando ou acertando. Aproveite para pedir sugestões de melhorias, reúna todas essas informações e estude com seus superiores, para que possam achar a melhor forma de aplicar as melhorias.

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4 – Estimule a interação e troca de ideias

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O clima entre a própria equipe também pode influenciar na motivação dos colaboradores. Para estimular o entrosamento, promova regularmente cafés da manhã ou reuniões em que todos possam compartilhar suas ideias e opiniões sobre o dia a dia de trabalho. Aproveite para esclarecer dúvidas e passar recados. Uma equipe unida faz muita diferença na conquista dos resultados.

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5 – Invista em treinamentos

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Para trabalhar de forma segura e tranquila, o atendente precisa ser bem treinado. Por isso, realize sempre que possível treinamentos e reciclagens, para que as informações não se percam no dia a dia e toda a equipe esteja alinhada com os processos.

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6 – Forme líderes

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É importante mostrar aos colaboradores que eles podem evoluir na empresa, conquistando cargos melhores. Mesmo que não exista um plano de carreira definido, mostre-se prestativo e interessado em repassar seu conhecimento. Aprender coisas novas (que fogem da rotina da PA) pode ser um grande estímulo para sua equipe.

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Manter a produtividade, motivação e um bom ambiente de trabalho em um call center é um desafio para todo gestor. Nesse post, você conferiu como reduzir o turnover e reter os talentos da sua equipe. Comece o quanto antes a promover essas ações e conquiste bons resultados!

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Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

1 comentário

  • Reynaldo é um expert no assunto. Está sempre disposto a novos desafios.\r\nSou fã dele.\r\nAbs\r\nCeci

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