Televendas

Como ser um bom vendedor de telemarketing? Conheça 5 erros fatais

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Escrito por Reynaldo Garcia

Os vendedores de telemarketing definitivamente enfrentam uma dura rotina para atingir as metas organizacionais. Os mais ambiciosos procuram até mesmo superar a meta máxima da equipe para engordar a comissão, principalmente quando existe a progressividade nos valores. Tudo isso por trás do telefone, o que é um grande desafio.

Sim, não é uma tarefa fácil, mas o fato é que, evitando algumas armadilhas naturais desse tipo de venda, é possível aumentar as chances de converter o cliente.

No post de hoje, resolvemos mostrar como ser um bom vendedor de telemarketing apontando 5 erros fatais, que podem comprometer completamente os seus resultados. Confira a seguir!

1. Não realizar uma abordagem natural

Um dos principais erros cometidos pelos vendedores de telemarketing é a leitura robótica de um script. Com medo de errarem informações a respeito dos produtos, muitos procuram alinhar a fala de acordo com um roteiro, principalmente quando ainda são novatos.

Acontece que, embora a prática seja aconselhável no início do trabalho, o fato é que devemos realizar uma abordagem mais natural junto ao cliente. Assim, aquela percepção comum ao telemarketing, de que estamos nos comunicando com verdadeiras máquinas, é deixada de lado e nós humanizamos o contato. Esse é o verdadeiro segredo para vender mais.

2. Não seguir uma estratégia

Sim, ler um script como um robô não é a melhor forma de abordar o cliente, mas essa é apenas uma interpretação equivocada de como usá-lo. O script é uma poderosa ferramenta de vendas — em qualquer segmento, por sinal —, no entanto, seu objetivo é apenas guiar o vendedor em uma lógica de vendas.

Com o script, podemos catalogar motivos de rejeição, por exemplo, e verificar quais foram as abordagens que mais funcionaram. Em outras palavras, além de guiar toda uma estratégia, o script pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo e funcionar como uma ferramenta de monitoramento para o vendedor.

3. Não ouvir o cliente

Ok, esse erro pode parecer até mesmo uma dica de autoajuda, mas o fato não muda: muitos vendedores de telemarketing ignoram completamente o que é dito pelo cliente — muito disso por conta da leitura robótica do script, conforme já mencionamos. Acontece que, na maioria dos casos, o cliente está nos dando dicas de como podemos fazer para conquistá-lo.

É muito importante ouvir os motivos de recusa e esclarecer quaisquer dúvidas do cliente que possam surgir. Assim, podemos direcionar a nossa abordagem para outro caminho, facilitando a conversão.

4. Não conhecer o produto

Por fim, é muito importante que o vendedor conheça cada característica do produto que venderá. Afinal, como já vimos, o cliente pode nos dar pistas de como podemos encerrar aquela venda e, ao conhecer o produto, podemos “adaptá-lo” à realidade do cliente, mostrando como ele pode solucionar os problemas dele.

Sem dúvida, das dicas sobre como ser um bom vendedor de telemarketing, essa é uma das mais importantes, já que é preciso ter segurança para conquistar a confiança do cliente e, consequentemente, a venda — isso só vem com informação!

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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