Cobrança

Como usar a régua de cobrança em operações de call center!

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Escrito por Reynaldo Garcia

Clientes endividados são um problema para qualquer empresa. Atrasos em pagamentos frequentemente levam à perda de recursos, podendo prejudicar o serviço prestado a outros clientes.

Por isso, costuma haver um call center dedicado a cobrar tais débitos. E para coordenar essas ações, é utilizada a chamada régua de cobrança.

No post de hoje, vamos entender mais sobre esse assunto e verificar quais ações são necessárias para manter o trabalho de cobrança mais eficiente. Acompanhe!

O que significa régua de cobrança?

Esse é um termo técnico utilizado entre os profissionais de cobrança de dívidas para determinar como elas serão cobradas de cada cliente. O seu planejamento é dividido em estágios, que costumam seguir a seguinte ordem:

  • organização das dívidas do cliente em questão;

  • contatos prévios, avisando sobre a cobrança;

  • em caso de resposta, pode ser feita uma negociação sobre a dívida;

  • caso não haja resposta, é feita uma notificação extrajudicial;

  • em casos extremos, é feita uma ação judicial para conseguir receber a dívida.

Por que criar uma régua de cobrança?

À medida que sua empresa cresce, você precisará assumir mais funções e não poderá se responsabilizar por todas as cobranças realizadas. Por isso, essa tarefa é delegada ao call center.

Treinar sua equipe

Com um caminho bem estabelecido, o treinamento vai preparar cada atendente, ensinando como entrar em contato com os clientes e de que forma ele pode lidar com as dívidas em questão.

Padronizar o protocolo

Uma régua de cobrança funciona como uma linha de ação simples e fácil de acompanhar. Já que o processo é, em tese, linear, é sempre possível saber em que estágio da cobrança cada cliente está apenas olhando o registro.

Com uma equipe bem treinada para atuar de forma específica em cada um desses estágios, não é necessário se preocupar tanto com atuação incorreta por parte dos funcionários.

Aumentar a eficiência das suas cobranças

Por mais que a cobrança de dívidas seja uma situação delicada, negligenciar os recursos perdidos por inadimplência pode levar qualquer empresa à falência. E o próprio processo de contato já é um custo a mais para a companhia. Cobrar dívidas com eficiência e rapidez é fundamental para manter os negócios funcionando.

Como otimizar o uso da sua régua de cobrança?

Crie variações para diferentes perfis de cliente

Por mais que o processo siga uma linha padronizada, seus clientes não seguem apenas um padrão. Eles podem ser de diferentes faixas etárias, possuir rendas diferentes ou habitar locais diversos.

Não é possível cobrar uma dívida de um grande empresário da mesma forma que se cobra uma dívida de um trabalhador de classe baixa, por exemplo. Afinal, a capacidade de quitação de ambos é bem distinta.

Por isso, você deve sempre criar uma régua de cobrança para cada perfil de cliente, considerando as particularidades em questão. Isso inclui o meio de contato escolhido, os prazos de pagamento e o nível de negociação.

Automatize partes do processo

Agendamentos, organização de dados, entre outros processos mais mecânicos, podem ser automatizados. Delegar certas tarefas para uma máquina permite que os profissionais do seu call center foquem mais no atendimento e na cobrança. Assim, é possível realizar mais atendimentos ao longo do dia.

Agora que você conhece a régua de cobrança, é hora de implementá-la em seu negócio. Tem mais alguma dúvida? Então deixe um comentário com a sua pergunta abaixo!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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