PABX

Conheça mitos e verdades sobre o processo de implantação de um sistema Pabx

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Escrito por Reynaldo Garcia

Existem mitos e verdades em torno da implantação do sistema PABX (Private Automatic Branch Exchange, “Troca Automática de Ramais Privados” em inglês). A tecnologia telefônica utilizada por empresas permite que uma central particular realize distribuição de ligações para os aparelhos telefônicos da companhia.

Ainda que seja muito conhecida e muito adotada, ainda há informações falsas sobre o PABX. Isso acaba influenciando negativamente muitos empresários, que acabam não adotando o sistema. Neste artigo, vamos expor os mitos e verdades sobre o processo de implantação de um sistema PABX.

O PABX aumenta a produtividade

Verdade. As ligações são feitas mais rapidamente, o que permite o colaborador realizar mais chamadas durante o dia. Como as ligações são de melhor qualidade, ele irá enfrentar poucos problemas. Com isso, é possível atender mais clientes ao longo do tempo, favorecendo a produtividade do seu negócio e o aumento da receita.

O PABX gera custos para a empresa

Verdade. Como qualquer tecnologia telefônica, você irá precisar investir. No entanto, os custos não são maiores que os gastos em uma empresa de telefonia qualquer. Como o controle entre ligações e ramais é maior, você consegue encontrar planos bastante acessíveis.

O PABX é personalizável e flexível

Verdade. Você tem a possibilidade de adaptar ao seu negócio, direcionando ligações, criando filas de atendimento e gravações para atendimento automático. Além disso, o PABX conta com mobilidade, portabilidade, utilização de aplicativos no celular que o transformam em ramal e muitas outras funções.

O PABX só é bom para empresas grandes

Mito. A ideia de que só grandes empresas podem usufruir do PABX se deve à crença de que a tecnologia foi criada para suprir grandes equipes, que usam muitas linhas telefônicas. No entanto, é preciso entender que o PABX foi criado para facilitar o processo de ligação em ambientes de trabalho. Por isso, mesmo que a empresa tenha só 1 funcionário, é possível ter benefícios com a tecnologia.

PABX aumenta os custos

Mito. Pelo contrário, em longo prazo a empresa vai experimentar uma significativa redução de custos. Como ele irá centralizar todos os ramais em uma só central, as ligações são feitas mais rapidamente, aumentando a produtividade do funcionário.

Os departamentos podem se comunicar gratuitamente, e em certos casos até filiais diferentes realizam ligações sem custos. Ademais, a manutenção da tecnologia PABX é barata e as tarifas são mais reduzidas. Com o tempo sua empresa ganha em agilidade e economia.

O PABX atrapalha o processo

Mito. Na verdade, é o contrário, uma vez que o PABX pode reduzir a burocracia das empresas. Por isso é utilizado por organizações e call centers que investem em soluções modernas e inteligentes. A distribuição automática das chamadas facilita o entendimento dos funcionários. Além disso, funções como secretária eletrônica, autoatendimento e possibilidade de fazer auditoria das ligações agilizam ainda mais o processo.

Na telefonia convencional, para contar com todas as funções que o PABX agrega, teria que gastar muito mais. Por isso, o PABX é cada vez mais utilizado, e por isso se adapta a diferentes negócios.

Para conhecer mais tecnologias e técnicas que irão melhorar a gestão da sua empresa, continue lendo nossos posts!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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