Call Center

Criação de persona: entenda por que é importante para o call center

criacao-de-persona-entenda-por-que-e-importante-para-o-call-center.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Rapport: já ouviu essa expressão? É um termo em francês que significa aproximação, trazer para perto. No marketing, a palavra ganhou um significado um pouco mais profundo, e passou a ser interpretada como entender o cliente, mergulhar no seu “universo”. Sim, entrar em sintonia com o seu cliente é vital para garantir bons resultados.

É justamente por esse motivo que a criação de persona é tão importante. Basicamente, o que fazemos é criar um arquétipo do cliente. Identificamos seus hobbies, faixa etária, grau de escolaridade, entre muitas outras coisas. Ao criar esse padrão, podemos ser mais precisos nas ações de marketing e de vendas.

Para alertar os nossos leitores a respeito da importância da criação de persona, resolvemos trazer alguns dos principais motivos para você adotar essa prática. Certamente, vai notar que pode fazer toda a diferença na conquista de resultados. Confira logo a seguir!

Melhora o desempenho do time

Pode ter certeza de que a criação de persona ajuda a melhorar o desempenho do seu time. Afinal, todos os colaboradores saberão, exatamente, como abordar o cliente da maneira mais apropriada possível, o que certamente é revertido em resultados muito melhores. Em outras palavras, mais vendas diárias.

Isso acontece por conta do efeito rapport, mencionado por nós na introdução do nosso texto. Ao conhecer o seu cliente você pode entender suas dores e suas necessidades. Assim, começa a agir com um direcionamento muito maior, o que é essencial para encantá-lo e fidelizá-lo.

Enriquece o planejamento estratégico

O planejamento é um momento importante para pensarmos nos nas metas, nos planos de ação, além, é claro, de desenvolvermos toda a avaliação da empresa. Por isso, nessa etapa, quanto mais foco e direcionamento, melhores serão as decisões tomadas. Novamente, a criação de persona é muito importante.

Com ela, nós podemos desenvolver estratégias muito mais focadas no nosso público, o que é fundamental para aumentarmos a possibilidade de acertos e diminuirmos os riscos. É importante lembrar, ainda, que o planejamento é um momento vital para o negócio e quanto mais informações tivermos, melhor.

Garante atendimento personalizado

Pode ter certeza: um bom atendimento é uma das maiores carências no mercado, e isso inclui também as empresas de call center. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, que mostrou que os consumidores preferem ser bem atendidos do que produtos baratos ou de qualidade.

Quando traça uma persona, fica muito mais fácil entender o cliente e trabalhar para gerar um atendimento personalizado, afinal, como já vimos, conheceremos todas as suas dores e certamente realizaremos uma abordagem muito mais direcionada.

Em resumo, a criação de persona deve ser uma praxe muito comum em um call center. Essa é uma forma de trabalhar no direcionamento de todos, da gestão aos operadores. No fim, todos saem ganhando: os profissionais batem suas metas e recebem as comissões, os gestores aumentam os resultados e o cliente é melhor atendido.

Gostou do nosso post de hoje? Então que tal conferir as nossas dicas sobre como não errar nas vendas de telemarketing? Acesse aqui para conferir!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação