Tecnologia

Data Center: qual a importância disso para o seu call center?

data-center-qual-a-importancia-disso-para-o-seu-call-center.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

O data center é o local onde ficam os equipamentos utilizados para o processamento e armazenamento dos dados, além de fornecer a energia para a instalação. Considerando que o setor de call center é um dos segmentos que mais trabalham com geração de dados, fazer uma boa gestão se faz imprescindível.

Diferentemente de outros setores que também utilizam esse tipo de sistema, na área de call center a maior parte das informações extraídas e armazenadas são dados sobre os clientes, ou seja, a empresa dispõe de uma gama de informações estratégicas para melhorar o atendimento, impulsionar as vendas e fidelizar clientes.

Dessa forma, abordaremos neste artigo a importância da gestão do data center para empresas de call center, e como a organização de dados pode influenciar no relacionamento com o cliente. Acompanhe a leitura e confira!

A importância do Data Center para gestão do call center

Quanto maior o fluxo de informações que passam pela empresa, maior a necessidade da implantação do data center. Porém, esses dados só terão valor se transformados em informações estratégicas e utilizados para melhorar os resultados da organização.

Afinal, se existe um trabalho voltado para aquisição de informações privilegiadas, também é preciso existir um planejamento para sua correta aplicação.

Considerando que uma empresa de call center obtém dados de variadas formas, como gravação de chamada, pesquisas, cadastros e outros, uma gestão se torna importante para filtrar os dados, organizá-los e disponibilizá-los de forma rápida e de fácil entendimento.

Como a organização de dados melhora a relação com o cliente

Com os dados do data center sendo organizados e transferidos para as áreas corretas, o gestor tem nas suas mãos o que ele precisa para fazer diversas análises. A primeira delas deve ser identificar os pontos fracos e fortes.

Os pontos fortes devem servir de modelo e continuar sendo trabalhados para manter o bom nível de serviço. Mas o que dizer dos problemas?

Nesse caso, é preciso criar grupos de trabalho para entender a causa raiz e criar um plano de ação para cada um dos problemas, identificando os responsáveis, os recursos necessários e as datas de entrega.

Vantagens para o cliente

1. Melhora na comunicação

A melhoria da comunicação é um dos pontos altos da organização dos dados. Por meio de informações extraídas, é possível trabalhar os pontos de insatisfação dos clientes e aumentar a credibilidade da empresa.

2. Descoberta de preferências

Com uma pesquisa voltada para as preferências, a empresa terá os dados perfeitos para desvendar os gostos dos consumidores e desenvolver campanhas, produtos e ofertas para otimizar a experiência do cliente.

3. Identificação de comportamento

Nesse quesito a organização de dados é essencial. A ferramenta permite identificar o comportamento de cada cliente, classificá-los em grupos (sexo, profissão, idade, entre outros) e se comunicar de forma específica, enviando apenas os assuntos mais relevantes para cada grupo segmentado.

A implantação de um data center é importantíssimo para empresas do setor de call center. A quantidade de dados armazenados na empresa é muito alta para não se investir em um trabalho específico. Porém, também é preciso uma gestão eficiente para transformar as informações armazenadas em benefícios, principalmente na aproximação e fidelização do cliente.

Gostou de saber sobre o data center? Que tal agora entender sobre a importância da segurança de dados no call center? Leia o nosso post e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação