Gestão

Desenvolvimento de equipes no call center: como fazer?

desenvolvimento-de-equipes-no-call-center-como-fazer.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Nenhum call center consegue conquistar suas metas diárias sem um time forte e comprometido. É justamente por esse motivo que devemos trabalhar no desenvolvimento de equipes para extrairmos o melhor desempenho de todos os colaboradores. Depois disso, os resultados são apenas uma consequência.

A pergunta que resta, agora, é exatamente a que fizemos no nosso título: como trabalhar no desenvolvimento de equipes no call center? É exatamente ela que pretendemos responder no nosso post de hoje. A seguir, você confere as principais dicas para formar um time campeão!

Desenvolva processos claros

Em primeiro lugar, precisamos falar sobre a importância do desenvolvimento de processos claros na empresa. Afinal, quando as atividades e tarefas são bem encadeadas, a chance de erros, retrabalho e desperdícios no ambiente são muito menores, pois diminuímos os gargalos de produção.

É preciso, portanto, entender e “desenhar” os processos, atividade por atividade, delimitando também quais serão os profissionais responsáveis pela execução de cada uma delas. Outro ponto importante é definir quais serão os critérios de monitoramento, ponto que veremos em seguida.

Realize bons feedbacks

Grande parte do desenvolvimento de um time parte dos feedbacks. Afinal, é nesse momento que o gestor tem a oportunidade de alinhar os colaboradores, fazendo com que todos sigam no mesmo caminho. Além disso, esse também pode ser um momento de encorajar os profissionais que estão seguindo uma trajetória adequada.

Para realizar bons feedbacks, é fundamental contarmos com ferramentas de monitoramento. Estamos falando dos indicadores de desempenho. Com eles, você consegue medir, de fato, o desempenho de cada colaborador. Dessa forma, é possível passar uma orientação muito mais precisa.

Invista nos treinamentos

Treinar o time também é uma excelente maneira para torná-lo mais forte. A capacitação, portanto, deve ser uma constante na sua empresa. Assim, podemos reciclar o conhecimento e manter todos os profissionais novos em nível de competitividade com os mais experientes.

Basicamente, existem três tipos que merecem destaque. Os treinamentos de produto, para que os profissionais conheçam tudo o que é comercializado, treinamentos técnicos, para que saibam manejar os sistemas utilizados, e os treinamentos comportamentais, para que sigam os códigos de conduta e ética da organização.

Conte com uma consultoria

Para concluir o nosso material de hoje, é importante mencionarmos a importância de uma consultoria em todo o processo de desenvolvimento de equipes. Afinal, muitas vezes a gestão fica presa a uma visão de negócios que nem sempre corresponde à realidade do mercado. São desenvolvidos verdadeiros vícios de gestão.

Os consultores possuem um know how muito grande a respeito da sua área de atuação, e podem passar orientações valiosas para que a sua empresa se adeque aos melhores padrões de qualidade existentes no mercado.

Em resumo, o desenvolvimento de equipes no call center deve ser uma prioridade para que a gestão perceba os resultados esperados durante as operações. É preciso haver comprometimento e, o que é mais importante, se desenvolver uma consciência de que sem uma equipe forte, nada é possível.

Gostou do nosso post de hoje? Então, que tal baixar o nosso e-book sobre como otimizar o call center?

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação