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Dicas de como gerenciar de forma correta o controle de pausas

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Escrito por Reynaldo Garcia

No ambiente intenso e dinâmico que é um call center a parada para intervalo, as famosas pausas, são bastante importantes. Afinal, lidar com inúmeros clientes é uma tarefa desgastante, sem falar que o corpo precisa dar aquela alongada quando muito tempo parado e sentado para evitar problemas ergonômicos.

Uma pausa é vital para recarregar a disposição e garantir o máximo de rendimento dos funcionários de telemarketing. Mas é preciso controle. Um bom gestor deve ficar atento ao controle dos horários das pausas, assim como sua duração.

Você que é um gestor, ou dono de um call center, continue a leitura e aprenda dicas importantes de como gerenciar corretamente o controle de pausas.

Aplique um sistema de registro eficaz

A primeira coisa para se controlar pausas para o intervalo, é ter com o quê controlar, correto? Possuir um sistema eficiente que faça o registro de entrada e saída dos funcionários é uma boa forma de organizar o quadro de horários, especialmente em casos onde há muitos funcionários.

O registro das pausas pode ser feito por meio de uma folha de presença, mas o mais indicado é um sistema automatizado, como os registros eletrônicos de ponto via biometria. Isso garante precisão e a certeza que os horários estão sendo cumpridos, tanto pelo gestor quanto pelos funcionários.

Saiba o tempo de pausa que seus funcionários têm direito

A Norma Regulamentadora n°17 determina que funcionários de call centers, agências de telemarketing, televendas e afins tenham pelo menos 40 minutos de pausa que podem ser divididos ao longo da jornada de trabalho.

A norma dita que funcionários têm direito a dois períodos de 10 minutos contínuos de pausa, o primeiro após os primeiros 60 minutos de jornada, e o outro antes do término dos últimos 60 minutos de jornada.

Além de 20 minutos de intervalo que devem ser dados para o intervalo de lanche. É o que contabiliza a pausa obrigatória, que cabe ao gestor fiscalizar, e aos funcionários cumprir.

Seja compreensivo e prático

É inegável o fato de que o serviço de call center pode ser estressante. Funcionários lidam com clientes de diferentes temperamentos e precisam de tempo para descansar.

Por isso seja compreensivo: nenhum funcionário de call center vai render 100% se tiver que ficar durante 4 horas contínuas em atendimento. O desgaste vai diminuir a eficiência e aumentar as reclamações.

E por isso seja prático: pausas programadas em tempos intermediários vão evitar o acumulo de stress e garantir uma melhor eficiência no trabalho. Leve em consideração o tempo de atendimento e as demandas específicas para o ambiente atual de trabalho, modificando conforme preciso.

Claro que também se deve garantir um equilíbrio entre os que saem para intervalos e os que ficam, pra um melhor controle e um fluxo de trabalho constante.

Motive pausas produtivas e eficazes

Só porque é uma pausa, não é preciso que os funcionários fiquem o tempo todo sem fazer nada. Proponha atividades práticas nos períodos de pausa. Um momento de meditação, a promoção de exercícios ergonômicos, ou períodos de autoavaliação. Qualquer coisa, dependendo do espaço e recursos disponíveis. Pensar fora da caixa nesses momentos é aconselhável.

Garantir que se aproveite bem uma pausa vai garantir a satisfação, aumentar a motivação e, por ventura, até diminuir o indício de funcionários ultrapassarem o tempo disponível.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos acesse nosso site e fique por dentro de tudo para montar, ou melhorar seu call center.

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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