Atendimento

É possível fazer atendimento humanizado no call center? Entenda aqui

e-possivel-fazer-atendimento-humanizado-no-call-center-entenda-aqui.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

O call center é uma das principais formas de contato do cliente com a sua empresa. Por isso, é preciso que o serviço prestado pelos profissionais seja da maior qualidade, e supra as necessidades dos usuários em variadas perspectivas. É nesse sentido que um atendimento humanizado pode ser um diferencial.

Embora a tecnologia avance a cada dia, a interação humana ainda é insubstituível. E os clientes sabem e exigem isso, ainda mais quando a sua ligação é motivada por algum descontentamento e sentimentos como raiva e frustração.

Assim, este artigo apresentará dicas para realizar um atendimento humanizado no call center e apresentará 3 benefícios da adoção deste conceito para as empresas. Acompanhe:

Personalize o atendimento de acordo com o cliente

Cada atendimento deve ser uma experiência nova para o cliente. Para ser diferente e mais humano, é ideal que o colaborador tenha à sua disposição os dados do cliente e possa tratá-lo pelo nome pessoal. Além disso, é preciso que já por dentro de suas necessidades.

Para realizar um atendimento que crie uma conexão com o cliente, é necessário:

  • dialogar no mesmo ritmo do cliente;

  • seguir as pistas deixadas nas brechas da sua fala;

  • adaptar-se à formalidade ou informalidade, seguindo as mesmas características da linguagem do cliente.

Respeite o tempo do cliente

Esperar por longos períodos por um atendimento ou ser transferido várias vezes antes da resolução do problema são experiências negativas para qualquer cliente. Portanto, um trabalho voltado para evitar que situações assim aconteçam é essencial.

Entre algumas boas medidas que o gestor pode tomar estão:

  • certificar-se que todos os colaboradores estejam bem treinados para resolver todos os problemas apresentados;

  • utilizar um software de coleta de dados e processamento rápido;

  • implementar uma ferramenta de qualidade para o encaminhamento de chamada.

Mantenha o cliente sempre informado

É importante não deixar o cliente desinformado ou no “escuro” enquanto resolve o problema. Informe sobre cada passo que está sendo dado para para mantê-lo calmo e ciente do que está acontecendo.

Esta atitude, além de humanizar o atendimento, também permitirá que o cliente conheça todas as etapas que são necessárias para resolver da melhor forma o seu problema, o que naturalmente o fará ter maior paciência caso precise solicitar ajuda novamente.

Conheça os benefícios do atendimento humanizado

Agora que você já viu como implementar um atendimento humanizado no setor de call center, veja 3 benefícios da adoção deste método:

1. Gera empatia no cliente

Quando o cliente conhece os passos do atendimento, ele começa a entender que é necessário passar por etapas para chegar a uma resolução. Isso desperta uma empatia natural pela empresa e pelos colaboradores.

2. Melhora a qualidade do serviço

Para se adaptarem a um atendimento humanizado, os atendentes terão que se aperfeiçoar. Isso refletirá diretamente na qualidade do serviço prestado, o que trará retornos positivos para empresa.

3. Fidelização de clientes

Qualquer pessoa gosta de ser bem atendida e ter o seu problema resolvido. Sentir que o atendente compreendeu a situação e seguiu todos os passos para ajudá-lo, fará com que o cliente enxergue a empresa de outra forma e será um incentivo para que ele utilize outras vezes os produtos ou serviços oferecidos.

O call center certamente pode ser um ambiente para fornecer um atendimento humanizado. Siga as dicas apresentadas e treine a sua equipe para oferecer um serviço diferenciado e garanta uma ótima experiência para o seu cliente, gerando fidelização, empatia e mais lucro para a empresa.

Achou o artigo interessante? Quer saber como gerar alta performance no seu contact center? Assine a nossa newsletter!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação