Saúde

Entenda a importância da Ergonomia no Call Center

entenda-a-importancia-da-ergonomia-no-call-center.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Uma atividade desgastante, repetitiva e recorrentemente executada em uma mesma posição. Esta é a rotina de operadores de call center que mesmo com os repousos e pausas obrigatórias, às vezes sofrem com doenças ocupacionais causadas pela pouca atenção à ergonomia.

Além do cuidado com a integridade e a saúde do capital humano, ficar atento à ergonomia no call center também é uma estratégia operacional, pois se colaboradores não estiverem bem acomodados ou forem afastados por motivos de saúde, a produtividade do setor será afetada negativamente.

Neste post, você vai entender melhor a importância dos aspectos ergonômicos do seu call center. Acompanhe:

Definição de ergonomia no call center

Ergonomia é uma disciplina científica que tem como objeto de análise a interação dos seres humanos com outros materiais, objetos e equipamentos.

Em um call center, a ergonomia é aplicada para a escolha de um mobiliário que se adapte aos mais diversos biotipos dos operadores e previna doenças e dores causadas pela postura incorreta durante o período de trabalho.

Exigências ergonômicas da NR17

Para proteger a saúde dos funcionários de telemarketing, a Norma Reguladora 17 estabeleceu algumas exigências quanto ao ambiente de trabalho, e fiscalizações de representantes do Ministério do Trabalho são regularmente feitas para garantir seu cumprimento. Algumas delas são:

Adaptabilidade

Monitores, teclados, cadeiras e outros objetos de uso comum devem ter opções de ajustes. Assim, pessoas altas, baixas, com sensibilidade maior à luz e diversas outras particularidades podem ajustar os equipamentos conforme sua conveniência.

Espaço para mobilidade

A bancada com material de consulta e o espaço das PAs devem ter a metragem confortável e que permita a livre movimentação dos operadores.

Prevenção de impactos

Pontas arredondadas nos móveis previnem acidentes por impacto com laterais pontiagudas.

Superfícies de apoio

Se mesmo com o ajuste da cadeira o operador não conseguir apoiar os pés no chão, será preciso um suporte, assim como cadeiras com apoio para os braços.

Qualidade do ambiente de trabalho

Temperatura, velocidade do ar, umidade e nível de ruído. Todos eles devem ser controlados para evitar problemas de saúde e, assim, contribuir para a ergonomia dos operadores.

A NR17 ainda aborda outros aspectos de ergonomia e organização do trabalho, por isso deve ser bem compreendida pelos gestores de call center.

Benefícios do call center ergonomicamente estruturado

Além dos aspectos obrigatórios e previstos em Leis, dar a correta importância para a ergonomia no call center tem outros benefícios relacionados à gestão de pessoas, custos operacionais e qualidade do atendimento.

Valorização do profissional

Uma empresa pode demonstrar por meio de programas e ajustes estruturais o valor que seus colaboradores têm. Além de atender aos requisitos mínimos da NR17, uma empresa também pode tomar outras ações que visem o bem-estar do funcionário, como aulas de ginástica laboral diariamente, descontos e benefícios para funcionários que praticam esportes.

Diminuição do absenteísmo e turnover

Eliminando os fatores que acarretam dores e a má postura, o Call center diminuirá o número de afastamentos por motivos de saúde relacionados à ergonomia, como dores no punho, hérnias de disco, dentre outras.

O desgaste físico também será menor e com estratégias motivacionais e treinamentos de qualidade, o turnover também será consideravelmente diminuído.

Aumento da produtividade da equipe

Outro aspecto positivo da atenção à ergonomia é o aumento da produtividade da equipe, que terá um ambiente de trabalho estruturado para que ela esteja confortável durante toda sua carga horária.

O operador ficará mais concentrado em sua atividade do que se acomodando em uma cadeira desconfortável ou sentindo dores musculares.

A empresa tem seu papel de valorização da ergonomia no call center assim como os operadores, que devem aderir utilizar as ferramentas de ajustes e ter consciência sobre sua postura corporal.

Se você gostou deste conteúdo e acredita que ele pode ajudá-lo a conscientizar sua equipe e diretores, assine agora nossa newsletter e continue recebendo análises e informações úteis para o seu call center!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação