Tecnologia

Entenda a importância da segurança de dados no call center

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Escrito por Reynaldo Garcia

Para ter maior segurança no call center, é preciso investir na tecnologia. Independentemente do porte ou do segmento de atuação da empresa, é necessário contar com uma infraestrutura completa e robusta, para uma boa performance das operações, garantindo o sigilo dos dados e a continuidade do negócio.

Porém, a central pode apresentar vulnerabilidades, comprometendo sua estabilidade e o andamento das atividades. Por isso, é importante compreender a importância da segurança de dados no call center.

Por que é essencial manter a segurança no call center?

Política de compartilhamento

A política de compartilhamento de informações deve ser desenvolvida pela organização, com o registro de todos os princípios e ações de proteção de dados que devem ser adotados e seguidos por todos os colaboradores da empresa, assegurando a sua segurança digital.

Porém, antes de colocar em prática essas diretrizes, é preciso se ater às prioridades que devem ser levadas em consideração:

  • integridade da segurança de dados no call center e dos dados corporativas;

  • confidencialidade das informações, garantindo seu acesso apenas a usuários devidamente autorizados;

  • compromisso com a organização, evitando o compartilhamento de informações com outras pessoas, externas à empresa.

Vazamento de dados

O vazamento de dados é um problema que pode ser evitado, se a organização apostar em uma gestão e políticas de proteção de dados. Essa questão é de suma importância, pois pode provocar sérios prejuízos para o nome e a situação financeira da empresa.

Esse inconveniente pode revelar segredos industriais para a concorrência, levar à perda de dados e divulgação de dados sobre fornecedores, colaboradores e até mesmo de clientes, rendendo processos e inúmeras dores de cabeça para o dono do negócio.

O que pode ser feito para garantir a segurança no call center?

Utilizar a tecnologia como aliada

As empresas estão cada vez mais investindo em soluções inteligentes para aumentar a segurança dos processos no call center, elevando a confiabilidade do sistema. Dentre elas, estão:

  • uso e transferência de dados criptografados;

  • instalação de firewall eficiente;

  • utilização de antivírus adequados para o call center.

Essas ferramentas de segurança atuam impedindo que o sistema seja invadido, preservando dados e informações sigilosas da companhia.

Fazer o controle de acesso

Todas as informações do call center armazenadas no banco de dados da central devem permanecer confidenciais e não podem ser corrompidas nem sofrer desvios. Para que isso não ocorra, é preciso fazer um controle de acesso a essas informações.

A segurança no call center é absolutamente essencial para a empresa. Por isso, o controle deve ser realizado para restringir o acesso de funcionários com hierarquias distintas e também de páginas da internet potencialmente perigosas.

O antivírus e o firewall ajudam bastante. Mas, para complementar a proteção, criar uma lista de endereços perigosos é uma boa medida adicional.

Apostar na tecnologia em nuvem

Investir nas facilidades oferecidas pela cloud computing voltadas para o call center é uma excelente solução para agilizar e otimizar a central, sem perder dados ou a segurança da informação.

Com o uso das aplicações adequadas ao seu negócio, os dados podem ser armazenados na nuvem com total proteção para a empresa, seus fornecedores e clientes.

Outro ponto positivo é que as soluções na nuvem contam também com o backup automático, evitando a perda de dados no caso de uma falha no sistema.

Além disso, como a tecnologia em nuvem automatiza vários processos, ela permite ao gestor reduzir custos ligados a equipamentos e também de pessoal.

É possível aplicar medidas para a segurança no call center para evitar invasões e vazamentos. Para isso, o gestor precisa investir na tecnologia para aumentar a confiabilidade do negócio e lidar com a demanda cada vez maior das centrais, entregando serviços de boa qualidade e agregando valor à sua marca.

Então, gostou do artigo de hoje? Você já utiliza soluções de tecnologia para manter a proteção do call center da sua empresa? Divida sua opinião conosco nos comentários do post!

 

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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