SAC

Entenda a importância do SAC como uma estratégia de marketing

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Escrito por Reynaldo Garcia

Nos últimos anos, o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) deixou de ser apenas um canal de reclamação e se tornou uma verdadeira estratégia de marketing para as empresas.

Em um mercado cada vez mais concorrido, a fidelização de clientes antigos e a conquista de novos se tornou uma tarefa mais difícil, exigindo das organizações uma nova postura frente ao consumidor.

Quer transformar o SAC da sua empresa em uma ferramenta de marketing direta e eficaz? Então, continue lendo esse artigo e saiba todos os detalhes:

Por que o SAC se transformou em uma estratégia de marketing tão importante?

Fidelizar e conquistar novos clientes não são mais tarefas realizadas pelas mídias tradicionais. Com o advento e expansão das redes sociais, as estratégias de marketing também evoluíram.

Por exemplo: se o consumidor tem uma experiência positiva com a sua empresa, ele elogia para os amigos diretamente nas redes sociais. Mas se ela é negativa, o cliente também comenta e isso gera um impacto ruim para a marca.

Quando ocorre esse tipo de situação, o próprio SAC pode responder ao cliente insatisfeito e reverter a situação, oferecendo propostas e condições para resolver o seu problema e acabar com a insatisfação da pessoa.

Já o cliente satisfeito pode receber um agradecimento ou até mesmo cupons de desconto, promoções e vantagens para as próximas compras, o que faz com que ele continue fiel à sua empresa.

Vale a pena investir em um SAC multicanal, mais próximo do cliente?

O SAC dos dias atuais faz a ponte direta entre empresa e consumidor, seja para mediar conflitos, resolver problemas, esclarecer dúvidas, de forma muito mais rápida e eficaz.

O atendimento por meio de multicanais (como chats, site da empresa e redes sociais), abre um leque de possibilidades de crescimento da empresa e da satisfação do consumidor.

Nesse cenário, o SAC sai na frente como uma estratégia de marketing, pois, em vez de fazer apenas propaganda, ele resolve problemas e trabalha de forma ativa, justamente o tipo de postura que o cliente deseja.

Quais são os benefícios de um SAC eficiente e voltado para o marketing?

Primeiramente, um melhor relacionamento com o seu público-alvo. Isso é o mais importante para a empresa, já que, por meio do SAC, ela consegue entregar resultados e tornar a experiência do usuário muito mais satisfatória.

Outro ponto importante é a cordialidade entre agentes e clientes. Quanto mais educação e disponibilidade o colaborador demonstra no atendimento, melhor é a interação entre as partes. E qual estratégia de marketing mais eficiente do que um atendimento diferenciado, personalizado, que faz o consumidor se sentir especial para a empresa?

Além disso, um SAC eficiente evita problemas com o PROCON (Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor), queixas e até mesmo ações judiciais, o que é muito positivo para a empresa. Afinal, quanto menos reclamações ela possui, melhores são os seus produtos/serviços ofertados.

Enfim, além de ser um instrumento a serviço dos clientes e extremamente útil para a resolução de problemas, o SAC pode ser uma excelente estratégia de marketing e reforçar a sua marca no mercado, como uma empresa que coloca, em primeiro lugar, o cliente.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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