Televendas

Entenda como estruturar um setor de televendas do zero

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Escrito por Reynaldo Garcia

Se o volume de transações comerciais de uma empresa está em crescimento, é urgente estruturar um setor de televendas para atender seus clientes com qualidade e não perder nenhuma oportunidade de negócio.

O setor de televendas consegue converter mais vendas por um custo operacional menor e, além disso, pode ser utilizado tanto para receber os pedidos dos clientes como também para fazer campanhas promocionais para atraí-los.

Saiba, neste post, como, em poucos passos, sua empresa pode montar um setor de televendas que seja eficiente e estratégico. Boa leitura.

Planeje seu setor de televendas

Criar um setor envolve custos para a empresa e, ainda que seja para promover vendas, precisa ter seu investimento recompensado. Por isso, o planejamento é fundamental.

É preciso considerar o espaço que será utilizado, os gastos com infraestrutura, profissionais de tecnologia especializados, se a terceirização do atendimento não seria uma estratégia mais segura e, até mesmo como, será o processo de implantação.

Além de ter atenção quanto os gastos, é fundamental considerar também os impactos do processo no relacionamento com o cliente e quais são as expectativas para o setor no médio e longo prazos.

Uma consultoria especializada, como a da Contato Contact Center, nessa etapa inicial, por exemplo, pode garantir o sucesso do restante do processo de implantação de um televendas, pois auxiliará na identificação da estrutura ideal para o tipo de negócio da empresa. 

Monte a infraestrutura necessária

Com o planejamento bem definido, o momento seguinte é o de estruturação do setor de televendas. Um call center possui necessidades físicas específicas, leis trabalhistas e comerciais, que devem ser consideradas ao montar a estrutura.

Mobiliário, equipamentos individuais, telefonia e demais tecnologias a serem utilizadas no atendimento devem ser compradas, montadas e ter regras de utilização criadas especificamente para garantir seu tempo de vida útil para a atividade.

Crie processos de vendas

Os processos de vendas no call center podem ser adaptações dos trâmites comerciais já utilizados e devem considerar o fator tempo, que, para o setor, passa a ter uma relevância maior em termos de custo.

Eles são fundamentais para nortear o atendimento, assegurando que todas as informações e etapas da negociação serão transmitidas de maneira correta.

Monte um time de televendas diferenciado

Uma vez que a infraestrutura e os processos estão definidos, a escolha de uma equipe eficiente é necessária para operacionalizar as estratégias de televendas.

A seleção deve considerar o perfil dos candidatos e as experiências prévias. Alguns terão característica de televendas ativo e outros, receptivo. Tudo isso deverá ser considerado no momento do recrutamento.

Depois que a equipe estiver montada, a capacitação e reciclagem de conhecimento deverão ser constantes no televendas. Por isso, um calendário de treinamento é fundamental para transmitir as abordagens básicas de postura, técnicas de vendas, processos e características dos produtos.

Se uma empresa está planejando a estruturação de um setor de televendas a partir do zero, é recomendado que esse fundamento seja confiado a um especialista. Todo o investimento na infraestrutura e os planos para o setor dependem da equipe para trazerem resultados, e somente com a capacitação adequada isso será alcançado.

Faça ajustes para aflorar seus diferenciais

Uma vez que o televendas tenha começado a operar, alguns ajustes serão necessários, assim como a definição de setores de apoio, como a monitoria de qualidade e supervisão do atendimento.

Esses detalhes e controles de qualidade farão com que a empresa realce seus diferenciais e, mesmo com scripts orientando o atendimento, permitirão que uma personalidade para as vendas seja criada e explorada para oferecer uma melhor experiência aos clientes.

O setor de televendas tem um papel estratégico fundamental para o negócio. Em momentos de alta demanda, consegue processar os pedidos dos clientes garantindo a satisfação de suas necessidades e, em outros períodos, pode ser o mecanismo para fomentar e captar novas oportunidades de negócios por meio de uma operação ativa.

Quer saber como criar seu televendas e elevá-lo a um patamar mais estratégico do seu negócio? Entre em contato com a Contato Contact Center e saiba como.

 

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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