Saúde

Exame de Audiometria: o que é e por que preciso fazer?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Não são todas as pessoas que fazem consultas e exames preventivos para cuidar da saúde. Por este motivo, não é incomum que algumas delas fiquem desconfiadas quando são orientadas a fazerem o exame de audiometria.

A perda da audição pode evoluir gradativamente ao longo do tempo, ser agravada por comportamento inadequado ou ambiente que represente risco para o aparelho auditivo.

Então, tire algumas dúvidas, neste post, sobre o exame de audiometria e saiba como você pode cuidar melhor da sua audição.

O que é o exame de audiometria?

O exame audiométrico mede a capacidade de um indivíduo de ouvir e interpretar sons. É considerado preventivo, pois é recomendado que se seja feito regularmente, independentemente do surgimento de algum sintoma.

Por meio da emissão de sons e de acordo com a resposta do paciente, o exame consegue determinar o grau de perda auditiva em cada ouvido e também a área comprometida (ouvido externo, médio ou ouvido interno, nervos, vias auditivas sensoriais ou até mesmo mais de uma delas).

Como a audição é analisada no exame?

O audiométrico deve ser realizado por um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista, profissionais com conhecimentos clínicos sobre o aparelho auditivo.

O paciente é acomodado em uma cabine acusticamente isolada de ruídos com um fone de ouvido de precisão. O responsável pelo exame, então, emite alguns sons em diferentes decibéis para que o paciente identifique os sons — este é o chamado exame audiométrico tonal.

Existe também a audiometria vocal, em que o objetivo é analisar a capacidade do paciente de identificar e processar a fala humana. Estes dois testes são rápidos e indolores. Na maioria das vezes, o laudo é emitido na mesma hora e usa uma escala de decibéis entre 10 a 120. É considerada uma audição normal àquela que consegue identificar sons de 25 decibéis ou menos.

Por que o exame de audiometria é importante para o operador de call center?

O operador de call center tem uma rotina de trabalho que exige que sua audição esteja em perfeito funcionamento — ouvir bem o que o cliente está dizendo pode ser fundamental para uma estratégia de negociação vencedora, por exemplo.

Mas, além disso, para que um operador de call center tenha uma boa performance e se destaque para decolar sua carreira, precisa estar motivado e saudável.

É necessário lembrar de que a atividade exercida pelo operador exige o uso constante da audição, e o exame periódico de audiometria pode identificar possíveis perdas de audição ou doenças que causam grande desconforto ainda em seu desenvolvimento.

O diagnóstico pode permitir o tratamento curativo completo ou a orientação para troca de equipamentos do call center, que mesmo obedecendo às exigências legais, podem ser melhorados.

Dicas para cuidar melhor da sua audição

  • Faça exame de audiometria regularmente: seja por orientação da empresa ou por controle pessoal, a regularidade do exame ajuda a comparar a evolução de possíveis perdas auditivas;

  • Regule corretamente o volume do som de aparelhos eletrônicos: o ideal é que eles estejam no máximo a 80 decibéis;

  • Não compre fones de ouvido sem certificações de qualidade;

  • Tenha bastante cuidado com a limpeza dos ouvidos, tanto em relação ao uso correto de cotonetes como também ao volume de água utilizado;

  • Faça repousos para seus ouvidos;

  • Use corretamente os equipamentos e fones de ouvido: eles precisam estar na posição e volumes corretos para não colocar em risco a saúde dos ouvidos.

O exame de audiometria é exigido pela maioria dos call centers e isto deve ser visto como um benefício e atenção da empresa com seus colaboradores. Qualquer anomalia auditiva identificada prematuramente tem maiores chances de tratamento, e isto por si só já demonstra a importância deste exame.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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