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Facebook para vendas: 3 princípios para o sucesso

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Escrito por Reynaldo Garcia

O Facebook é a rede social mais utilizada no mundo. É difícil encontrar uma pessoa que não tenha uma conta na plataforma. Criado inicialmente como uma forma de passatempo, a ferramenta se transformou e, hoje, muitas empresas e pessoas já utilizam o Facebook para vendas.

Utilizar as redes sociais como uma ferramenta para aumentar as vendas faz todo sentido, isso porque o brasileiro passa horas por dia conectado, especialmente, por meio dos smartphones. Mas, para ter sucesso nas vendas não basta estar presente é preciso cumprir alguns princípios básicos. Quer saber quais são eles?

Continue lendo este artigo e descubra 3 dicas práticas para ajudar a sua empresa a ganhar relevância no Facebook e impulsionar as vendas. Confira!

1. Escolha como vender utilizando o Facebook

Pode ser surpresa para muitos, mas, atualmente, existem duas formas de vender pelo Facebook. A primeira e mais conhecida é a criação de postagens chamativas e descritivas, com um link que leve diretamente ao site ou a página onde o cliente pode, efetivamente, realizar a compra.

A segunda opção é a venda diretamente pela rede social. Sim, existem softwares no mercado que trabalham para transformar a fanpage em uma loja virtual. A própria plataforma possibilita essa transformação.

Também é possível adotar as duas estratégias ao mesmo tempo, pois elas não se anulam, se complementam.

2. Libere postagens em horário de pico

Algumas pessoas, empresas ou marcas criam inúmeras postagens de forma aleatória e não recebem o retorno esperado. Existem muitas razões para o baixo resultado e uma delas é a falta de postagens nos horários de pico.

Finais de semana e intervalos, como almoço e café, costumam ser ótimos horários para se comunicar na rede social. Todavia, o seu público pode não seguir uma rotina comum. Busque informações concretas (o próprio Facebook oferece ferramentas de análise), programe de forma mais precisa as postagens e veja a diferença nos resultados.

3. Conheça o seu público-alvo

Já pensou como é tentar acertar uma flecha no escuro? As chances de êxito são mínimas, não é verdade? Mesma coisa é tentar vender sem definir o público-alvo.

Porém, quando falamos de internet, aquela pesquisa básica sobre sexo, idade e profissão não é o suficiente. Não se pode esquecer que o Facebook é visto pelo público em geral como um passatempo, uma forma de interagir com os amigos e relaxar. Então, é preciso informações mais detalhadas para transformar o tráfego em vendas.

Uma boa dica é utilizar o Facebook Insights, uma poderosa ferramenta de análise inclusa na rede social para entender como se comporta o público em sua página. Entre os dados que ele disponibiliza estão:

  • origem do tráfego;

  • as ações na página;

  • cliques em botões de ação;

  • horários que os fãs tiveram conectados;

  • visualizações por tipo de publicações;

  • preferências.

Com essas informações em mãos, basta adequar o seu conteúdo ao seu público. O resultado será maior engajamento e mais vendas, crescimento da página e uma melhor taxa de conversão.

Utilizar o Facebook para vendas é possível e pode trazer um retorno significativo para as empresas. Porém, lembre-se que para atingir o sucesso nesse processo é essencial conhecer o terreno antes de agir. Assim, você economizará tempo, dinheiro e ainda aumentará o engajamento com as pessoas que realmente importam para o seu negócio.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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