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Fazer pesquisa por telefone ainda vale a pena? Descubra!

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Escrito por Reynaldo Garcia

Conhecer as preferências do público-alvo e identificar os aspectos que podem ser aperfeiçoados são medidas importantes para qualquer empresa alcançar uma posição de destaque no mercado. Nesse cenário, é interessante avaliar a possibilidade de fazer uma pesquisa por telefone.

Um contato mais direto com os clientes — atuais e em potencial  é uma maneira inteligente de apresentar os produtos e serviços da empresa. Além disso, é uma alternativa de fortalecer a marca e torná-la mais presente no cotidiano dos consumidores. Se uma organização ficar esperando pelos fregueses, vai perder espaço para a concorrência.

Neste post, vamos destacar os fatores que contribuem para uma companhia obter bons resultados ao apresentar questionários por telefone. Confira!

Pense na linguagem do operador

O atendente deve se comunicar de forma clara e objetiva com o cliente. Ou seja, precisa adotar uma linguagem de fácil compreensão. O operador deve se identificar e mostrar os objetivos da pesquisa em poucas palavras.

O ideal é empregar um vocabulário que seja adequado para o cliente. Se for conversar com uma pessoa idosa, não faz sentido usar termos que estão mais ligados ao público jovem. Também é recomendado evitar, ao máximo, adotar termos técnicos. Se for necessário, procure explicá-los didaticamente.

Outra dica é que os operadores tenham um tom de voz agradável para conquistar a confiança dos entrevistados. Mostrar impaciência e irritação é um erro grave, capaz de desmotivar o cliente a responder às perguntas.

Tenha cuidado ao selecionar as perguntas

Para uma pesquisa por telefone ser executada corretamente, é imprescindível que as perguntas sejam feitas com correção e despertem o interesse dos entrevistados.

Por exemplo, uma empresa de software deve fazer perguntas para os clientes corporativos sobre os fatores que podem ser aperfeiçoados na prestação de serviços. Dessa maneira, é possível identificar os sistemas que podem ser oferecidos para a aquisição dos consumidores.

Ao elaborar as perguntas de forma correta, uma empresa tem mais possibilidades de obter informações interessantes sobre o público-alvo. Isso é fundamental para a criação e a oferta de mercadorias e serviços que ajudem a elevar as vendas.

Avalie a brevidade da pesquisa por telefone

Além de apresentar o objetivo, o operador deve se preocupar com o tempo que o entrevistado tem disponível para responder as questões. É interessante consultar o cliente se ele pode contribuir com a pesquisa no momento da ligação.

Por isso, o indicado é informar o tempo estimado para o questionário ser concluído. Assim, o consumidor tem mais condições de avaliar se pode ou não participar da atividade no primeiro contato com o atendente.

Caso não seja possível, o operador pode agendar um horário para retornar a ligação. Com essa postura, a empresa mostra seriedade e conquista a confiança do cliente, o que é essencial para as respostas serem mais bem formuladas.

Analise o perfil dos participantes

O planejamento é uma etapa muito importante para a pesquisa apresentar os resultados previstos. Isso porque consiste na fase em que haverá a seleção dos que serão convidados a responder os questionários.

Para o estudo permitir uma análise eficiente do comportamento do público-alvo, é crucial que a escolha dos participantes contemple a postura da maioria dos clientes da organização. Essa medida propicia coletar dados que vão contribuir para o investimento em produtos e a realização de promoções, que vão priorizar o aumento dos lucros.

Com certeza, uma empresa deve buscar todas as alternativas para se aproximar dos consumidores. Achar que o cliente sempre vai estar muito satisfeito com os produtos e serviços oferecidos é um dos maiores erros cometidos atualmente no mundo corporativo.

Se você quer ter mais informações sobre como planejar e executar uma pesquisa por telefone, a dica é nos seguir nas redes sociais. Afinal, a troca de informações sempre é válida para adquirir mais conhecimento, certo? Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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