Televendas

Fechamento de vendas: como capacitar o call center para vender mais

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Escrito por Reynaldo Garcia

Quem está do lado de fora das empresas normalmente conhece as equipes de call center como um serviço de atendimento ao consumidor, procurado mais pelas pessoas para a solução de problemas, reclamações e sugestões. Mas para os empreendimentos, a central de atendimento pode ser muito mais do que isso.

Você sabe como aumentar o fechamento de vendas por telefone? Capacitar a sua equipe é o primeiro passo para conseguir sucesso nessa empreitada. Nesse treinamento, é preciso haver planejamento, cumprimento de metas, fidelização do cliente, entre outros pontos.

Para ajudar você a desenvolver essa capacitação, separamos quatro dicas que ajudam a explicar como é possível vender mais no call center. Continue a leitura e ajude o seu negócio a decolar!

Faça um plano de ação e trace metas

O bom desempenho dos seus atendentes de call center deve ser incentivado a partir do estabelecimento de metas mensais a serem batidas. Sendo assim, seus bons resultados devem ser premiados com bonificações e remunerações variáveis, por exemplo.

Mas você deve ajudar o seu colaborador a alcançar essas metas para que não haja desânimo. Primeiramente, os objetivos da empresa não podem ser inatingíveis. Faça um plano de ação semanal, esclarecendo quais produtos e valores serão negociados naquele período. Dessa forma, você também ganha maior controle sobre os resultados.

Crie empatia e relacionamento com o cliente

Você sabe, afinal, o que é empatia? Muita gente confunde o termo com ser simpático, mas ele está mais relacionado à criação de uma conexão, um relacionamento mais profundo com o cliente, demonstrando que você o conhece, sabe quais são seus problemas e suas preferências.

Criar empatia é um processo que envolve ouvir a pessoa que está do outro lado da linha, fazer com que ela perceba que está sendo compreendida e, só então, apresentar a sua solução. Isso facilita muito o fechamento de vendas por telefone.

Desenvolva uma cultura de fidelização do cliente

Depois que você consegue fazer a primeira venda a um cliente, é hora de cativá-lo. Isso significa fazer com que ele se lembre da sua empresa e das suas soluções na hora em que precisar. É fundamental que sua equipe de call center mostre interesse nesse relacionamento, entrando em contato com ele e promovendo a sua fidelização.

É preciso ter o histórico de cada consumidor, suas preferências, que compras foram feitas, entre outros dados. Há softwares capazes de ajudar nesse tipo de organização da informação.

Ofereça uma solução, antes de um produto

Para fazer uma boa venda, o atendente deve mostrar ao cliente que tem a solução para suas dores, antes de apresentar diretamente o produto que pretende oferecer. Essa é uma técnica de marketing que visa evitar que o consumidor se sinta incomodado pelo fato de não ter a certeza de que realmente precisa daquele produto.

Por exemplo, se o cliente de uma empresa de telefonia celular está sempre comprando pacotes extras de internet, é melhor começar a abordagem mostrando o quanto isso acaba sendo oneroso para ele. Somente em seguida vale oferecer um pacote de dados mais vantajoso.

Para aumentar o fechamento de vendas pela equipe de call center é preciso constantemente melhorar as suas estratégias de abordagem ao cliente. Para isso, a capacitação deve ser contínua, assim como o acompanhamento dos resultados.

E você? Como encara esse desafio junto aos seus funcionários da central de atendimento. Deixe seu comentário e divida conosco a sua experiência!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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