Tecnologia

A convergência do CRM na Gestão do Relacionamento com Clientes

imagem58_1
Escrito por Reynaldo Garcia

Hoje venho compartilhar mais um texto escrito pelo Roberto madruga, Diretor presidente da Conquist. Texto de setembro/2015 rico em conteúdo, com excelentes observações e pesquisas sobre o tema que compartilho com vocês.
\rLeiam e deixem seus comentários:
\r
\rComo o dia-a-dia empresarial é muito corrido, pouca gente da área de relacionamento com clientes para e reflete sobre a origem das coisas e sobre o melhor método para resolver situações complexas.

\r

Nas pesquisas que conduzi sobre a integração das Estratégias de Marketing de Relacionamento com os sistemas de CRM, descobri que muitas funcionalidades presente na tecnologia de CRM foram inspiradas no modelo do Marketing de Relacionamento e, ao mesmo tempo, outras foram extremamente inovadoras. Logo, podemos concluir que o CRM ajuda a viabilizar o marketing de relacionamento e vice-versa. Ambos são complementares e sinérgicos.

\r

Não sei se você já pensou a respeito, mas o pessoal de tecnologia de CRM e os bureaux de call centers contribuíram muito para a difusão das estratégias de relacionamento com clientes em todo o mundo e, definitivamente, para apagarmos a crença exagerada na comunicação tradicional unidirecional. Se o marketing no passado era conhecido pelos 4 Ps, agora ele é lembrado como gestão do relacionamento com clientes também.

\r

CRM e Marketing de Relacionamento são convergentes

\r

A fusão das estratégias do Marketing de Relacionamento como os sistemas de CRM foi tão difundida pelo mercado, que, hoje em dia quando executivos são perguntados sobre o que significa CRM, poucos falam que é sinônimo de tecnologia e quase nenhum sabe dizer que a sua origem está na indústria do software. A maioria cita o CRM como um misto de estratégias de relacionamento e de gestão inteligente da informação a respeito dos clientes.

\r

O Gartner Group, por exemplo, qualifica CRM como uma estratégia de negócios voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa, envolvendo capturar seus dados por todos os meios de acesso, consolidá-los em um banco de dados centralizado, analisá-los e distribuir os seus resultados para os gestores estratégicos criarem ações mercadológicas junto aos clientes.

\r

Estratégia e processos de negócios com sabor da tecnologia

\r

Tenho dito em conferências que a tecnologia é amiga do marketing de relacionamento, embora não seja a única. Você acha que seria possível uma grande empresa relacionar-se com centenas, milhares ou milhões de clientes sem utilizar uma tecnologia. Transporte esse exemplo para sua realidade de pessoa física e pense na quantidade de e-mails que você envia e recebe diariamente. Visualize quanto tempo gastaria envelopando cartas, colando selos e postando pelo correio. Quanto lhe custaria de tempo, dinheiro e esforço se não fosse a tecnologia?

\r

Everatt e Morrison, autores de CRM Easy to do wrong, hard to do right, citam quatro razões pelas quais as empresas desejam o CRM, que praticamente são idênticas aos objetivos do marketing de relacionamento: atrair novos consumidores, incrementar a venda por consumidor, reduzir custos através do aperfeiçoamento dos processos de negócios, desenvolver relacionamentos com clientes e, consequentemente, sua lealdade.

\r

Outro exemplo pode ser encontrado na citação de Reichheld no seu livro Princípios da lealdade, onde a “promessa” de CRM muito se assemelha aos objetivos do marketing de relacionamento: “a promessa do gerenciamento das relações com o cliente é cativante, mas na prática pode ser arriscada. Quando funciona, o CRM possibilita que as empresas reúnam rapidamente os dados dos clientes, identifiquem os mais valiosos ao longo do tempo e aumente a fidelidade, oferecendo serviços e produtos personalizados…”.

\r

Espero que seja útil para o seu sucesso e nunca se esqueça de que nada se constrói sem conhecimento sólido guiado pelo domínio de métodos estruturados.

\r\r

Assista o Vídeo Aonde eu comento o Artigo Acima

\r\r

Roberto Madruga

\r

Roberto Madruga é reconhecido pelo mercado como Consultor, Coach e Estrategista multidisciplinar nas áreas de Recursos Humanos, Marketing de Relacionamento, Qualidade, Planejamento Estratégico, PNL e Comunicação.  Mestre em Gestão Empresarial pela FGV, Pós graduado em Marketing, Pós graduado em Educação, Master em Programação Neurolinguística – PNL pela International Association of NLP Institutes, Coach executivo e Coach de carreira certificado pela ICI – Internacional Association of Coaching Institute. Roberto Madruga é professor de MBA, autor de 5 livros que são sucesso de público e ganhador de prêmios nacionais. Diretor Presidente da ConQuist( www.conquist.com.br).

\r

Fonte: http://www.conquist.com.br/blog-e-artigos/a-convergencia-do-crm-na-gestao-do-relacionamento-com-clientes/
\r
Copyright® www.conquist.com.br

\r

Gostou das informações ? Sua empresa utiliza algum CRM ? Deixe um comentário com sua opinião e experiência abaixo!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação