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Gestão de equipe: saiba como fazer seu time alcançar metas

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Escrito por Reynaldo Garcia

 

Bons gestores sabem que a forma de administrar uma equipe deve evoluir constantemente. Não existem fórmulas rígidas e verdades absolutas na gestão de equipe, mas alguns ingredientes estão sempre presentes.

Buscar o engajamento dos funcionários e a melhoria dos processos de atendimento, por exemplo, são fundamentos de uma gestão eficiente, mas podem ser feitos de diversas maneiras.

Neste post, reunimos algumas destas estratégias fundamentais para potencializar a eficiência da equipe na busca por melhores resultados. Continue lendo para conhecer formas de tornar seu time campeão.

Crie metas alcançáveis e incentivos atraentes

Dois dos grandes fatores de motivação são a definição de metas passíveis de serem batidas e incentivos que realmente tenham valor para o time.

Crie metas flexíveis que possam ser alcançadas por diferentes volumes de vendas dos produtos do catálogo ou em prazos diferentes. Nestes casos, o vendedor pode focar em um produto que tenha mais clientes em processo de fechamento, pois sabe que com aquelas vendas também poderá alcançar as metas.

Para os incentivos, foque nas necessidades dos vendedores, sejam elas a remuneração variável ou brindes e benefícios estendidos, como folgas especiais e viagens de lazer. É possível também aplicar uma pesquisa interna para apurar o que é mais valioso para o time.

Envolva a equipe na escolha da estratégia de venda

Outro fator de motivação da equipe é envolvê-la no processo decisório, o que favorece seu desenvolvimento profissional e também demonstra o valor que a empresa vê na experiência de cada membro do time.

Ao definir as estratégias de vendas mensais, por exemplo, é possível fazer uma reunião com todos para definir os métodos mais eficientes a partir da experiência de cada um deles no período anterior.

Acompanhe a performance por meio de métricas

As métricas são fundamentais para a análise e correção das estratégias definidas. Oriente a equipe sobre quais os índices de performance serão avaliados no período e acompanhe o resultado de cada indivíduo e do grupo como um todo para analisar a necessidade de ajustes pontuais e treinamentos.

Quando o time está ciente das métricas que são importantes para a eficiência do time, trabalham com mais segurança e conhecimento do que precisam priorizar.

Atue como coach de cada membro do time

Veja cada profissional da equipe como um talento a ser desenvolvido e demonstre claramente este posicionamento. Isto fará com que o time veja o gestor como um parceiro, disposto a compartilhar conhecimento e ajudar na evolução profissional de cada um.

Esta atenção individual também melhorará a performance da equipe como um todo, o que ajudará na busca por melhores resultados.

Crie um calendário de treinamento

Para que um time conquiste seus resultados, é preciso que ele esteja preparado técnica e emocionalmente.

Os treinamentos regulares são oportunidades de melhoria da qualidade do serviço e também momentos para aumentar a sintonia dos membros da equipe e sua conexão com os objetivos da empresa.

Além dos ganhos de conhecimento, os treinamentos também favorecem a melhoria do clima organizacional, o que é fundamental para a satisfação dos funcionários no ambiente de trabalho.

Ofereça feedbacks para uma boa gestão de equipe

Os feedbacks podem ser vistos pela empresa como os ajustes individuais para a melhoria da qualidade e performance do time, e como uma oportunidade de desenvolvimento para o profissional que recebe.

Para isto, o gestor deve saber como aplicar um bom feedback, valorizando os pontos positivos do funcionário, informando quais os pontos que devem ser melhorados e finalizando com um elogio e um posicionamento claro de que está disponível para ajudá-lo em seu desenvolvimento.

A gestão de equipe deve focar a motivação dos funcionários e a melhoria de processos para conquistar melhores resultados, mas não se limitam a estes dois pontos. Ela também deve considerar a necessidade dos clientes, o que a concorrência tem oferecido e outros fatores do mercado.

Identificou-se com alguma destas estratégias? É hora de propor melhorias para os diretores da sua empresa? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e marque os principais interessados!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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