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Gestão de pessoas: entenda o papel do líder e do RH

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Escrito por Reynaldo Garcia

Coordenar uma equipe dentro de uma empresa nunca é uma tarefa fácil. A quantidade de atendimentos e a complexidade de certos processos podem dificultar a organização e induzir muitas avaliações de desempenho ao erro. Por isso, algumas organizações colocam toda a responsabilidade da gestão de pessoas no RH, que seria o único setor responsável.

Porém, nem todas as tarefas que são delegadas cabem à área de Recursos Humanos. O líder da equipe tem um papel fundamental no funcionamento da organização, muito além de ser um simples fiscal de mesas.

No post de hoje, vamos entender como essa divisão de tarefas é fundamental e verificar por que algumas delas exigem alguém com papel de liderança, presente no dia a dia dos colaboradores. Acompanhe:

Conceito de gestão de pessoas

Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que seria “gerir pessoas”. Em termos simples, é a função de coordenar e aplicar o capital humano da empresa, ou seja, alocar os funcionários de modo que sejam mais eficientes em suas tarefas.

Quando se fala na atribuição dessa atividade ao RH ou ao líder, a diferença principal está na escala de atuação. O setor de Recursos Humanos deve ter uma visão mais geral, tentando atuar na empresa como um todo, enquanto o líder de um call center tem uma ação mais pontual e contínua, orientando cada colaborador no seu dia a dia.

Veja, a seguir, algumas das tarefas do RH e do líder com relação à gestão de pessoas e note a diferença.

O trabalho do RH

Recrutar talentos

Uma das primeiras funções da área de Recursos Humanos é recrutar novos colaboradores. Com base na demanda de um determinado cargo, esse setor vai procurar em seu banco de dados os currículos que atendam a tais demandas. Em seguida, eles entrevistarão os candidatos a fim de filtrar os melhores, que serão enviados aos gestores do setor onde vão trabalhar.

Acompanhar o desempenho geral dos setores

O RH vê a gestão de pessoas de forma mais ampla, concentrando-se mais na interação entre os vários funcionários do que em cada um individualmente. Os profissionais de Recursos Humanos acompanham o desempenho e avaliam indicadores de qualidade de cada departamento como um todo e ao longo do tempo, fornecendo feedback para os gestores sempre que necessário.

Atender a demandas generalizadas de treinamento

Por meio das avaliações de resultados, o RH pode verificar se há algum problema generalizado na empresa que possa ser resolvido com um treinamento coletivo. Bons exemplos são as normas de segurança no trabalho e regras de utilização dos recursos da empresa.

O trabalho do líder de equipe

Especificar as demandas da função

Ao identificar a necessidade de preencher alguma vaga, é trabalho do líder oferecer todas as especificações necessárias para o novo atendente de um call center. É a partir desses parâmetros que o RH procederá a triagem, e o gestor poderá escolher mais rapidamente seu novo colaborador.

Fornecer feedback imediato

Parte da gestão de pessoas envolve acompanhar sua rotina de trabalho e oferecer um feedback pontual e rápido. Isso corrige falhas imediatamente, tornando o processo mais eficiente e simples.

Lidar com problemas de desempenho

Caso um funcionário em específico esteja apresentando rendimento muito abaixo do esperado, o líder estará sempre em melhor posição para avaliar o problema em relação às metas estabelecidas. Além de compreender melhor a função, ele também terá contato próximo com a equipe para avaliar as causas do mau desempenho.

Agora você entende melhor como a gestão de pessoas se divide entre o líder e o setor de RH. Como vem trabalhando nesse sentido em sua empresa? Tem alguma dúvida? Então, deixe um comentário contando sua experiência ou enviando sua pergunta!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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