Gestão

Gestão de pessoas no call center: 5 passos para o sucesso

gestao-de-pessoas-no-call-center-5-passos-para-o-sucesso.jpeg
Escrito por Reynaldo Garcia

Motivar os funcionários, reduzir custos e apresentar resultados cada vez melhores são metas perseguidas por um líder. Além disso, a necessidade constante de aprimorar o atendimento faz com que a gestão de pessoas no call center seja uma das atividades mais importantes em uma organização.

Uma informação equivocada ou a demora para responder a uma demanda do cliente pode prejudicar a imagem da companhia e afastar os consumidores, o que afeta negativamente o faturamento. Evitar, ao máximo, que esse tipo de situação aconteça é uma das tarefas mais difíceis de um gestor.

Com a intenção de ajudar os que pretendem liderar uma equipe com sabedoria e eficiência, vamos apresentar 5 dicas para alcançar o sucesso. Confira:

1. Saiba motivar os funcionários

Não é fácil manter uma equipe animada e engajada em um call center. Mesmo assim, o gestor deve trabalhar para que os colaboradores estejam focados, contentes e produtivos. De que maneira isso é possível? Uma boa resposta é adotar alguns procedimentos, como:

  • ser educado e simpático com os empregados;
  • estar à disposição para ouvir sugestões e críticas;
  • fornecer feedbacks sobre o trabalho realizado;
  • premiar a equipe quando as metas são alcançadas.

Quando os colaboradores estão motivados, eles são mais produtivos e se identificam com os objetivos da companhia. Isso é fundamental para o atendimento ser de alto nível e conquistar o público-alvo.

2. Invista na capacitação

A concorrência qualificada e a necessidade de satisfazer a vontade dos clientes fazem com que os treinamentos sejam muito importantes para a gestão de pessoas no call center. Ao adotar um programa de capacitação constante, é possível obter uma série de vantagens, por exemplo:

  • melhorar os processos;
  • agilizar o atendimento;
  • aperfeiçoar o relacionamento com o cliente;
  • aumentar o nível de satisfação dos empregados.

Com uma equipe devidamente treinada, é mais fácil organizar as tarefas e implantar medidas priorizando o aperfeiçoamento constante. Assim, você combate a acomodação e mantém os colaboradores produtivos.

3. Monitore para melhorar a gestão de pessoas no call center

A pressão por bater as metas obriga os gestores a acompanharem a performance dos colaboradores de perto. Em alguns momentos, é preciso mostrar para a equipe os erros cometidos e indicar as melhores alternativas para eliminá-los.

O monitoramento também é importante para avaliar cada funcionário individualmente. Por uma série de motivos, um funcionário não está cumprindo as metas estabelecidas. Nesse caso, é crucial uma boa conversa para mostrar que você está disposto a ajudá-lo.

Ganhar a confiança dos funcionários é uma das grandes virtudes de um gestor, pois permite que ele seja uma referência na equipe em termos de conduta e desempenho. Quando um líder dá exemplo, é mais fácil os empregados trabalharem corretamente.

 4. Aposte na tecnologia

Quer tornar os funcionários mais produtivos e compreender melhor o comportamento dos clientes? Então, é melhor investir em softwares que permitem monitorar os trabalhos realizados e analisar as tendências do mercado.

Dessa forma, é viável melhorar os processos internos, antecipar problemas, aperfeiçoar a comunicação e obter informações confiáveis em tempo real. Atualmente, um gestor deve analisar os dados disponíveis sobre os empregados e os clientes para tomar as melhores decisões.

5. Analise a possibilidade da terceirização 

Dependendo da situação, uma boa alternativa para uma companhia é terceirizar o call center. Muitas empresas são especialistas nesse ramo e contam com profissionais treinados e qualificados para prestar um excelente serviço aos clientes.

Essa medida contribui para reduzir custos e não perder tempo para capacitar um empregado. Ou seja, faz com que o gestor tenha uma maior atenção com os resultados e menos dificuldades para manter a equipe produtiva.

A gestão de pessoas no call center inegavelmente é um grande desafio. Por isso, a recomendação é baixar agora mesmo este e-book sobre o uso de indicadores no setor. Acompanhar o desempenho dos colaboradores corretamente é um dos caminhos para o sucesso!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

Deixar comentário.

Share This
Navegação