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Gestão de Televendas: os 5 segredos que você precisa conhecer

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Escrito por Reynaldo Garcia

Fazer uma boa gestão de televendas não é meramente um diferencial, mas, sim, requisito essencial para qualquer operação de vendas. Tudo começa com um bom planejamento, identificando o seu público consumidor e como alcançá-lo da melhor forma.

Definido o seu território de vendas, é preciso criar as oportunidades que vão expandir os negócios e trazer melhores resultados. Oferecer toda a estrutura necessária ao seu call center, com treinamento e campanhas motivacionais para o time de vendas, é a chave para o sucesso.

Acompanhe, neste artigo, os passos fundamentais para uma gestão de televendas eficiente e que garanta a rentabilidade das campanhas. Confira!

1. Monte um script de televendas personalizado

O primeiro passo para criar um script de vendas que funciona, é conhecer o seu cliente e mapear a sua jornada de compra. Investir nessa investigação pode render muitas informações valiosas, além de um mailing mais qualificado.

Com os perfis dos clientes em mãos, monte um roteiro estratégico, mas que sirva apenas de base: é muito importante que os operadores tenham em mente que o script é apenas um guia, que o contato com o cliente precisa ser natural.

O script deve abrir espaço para que o vendedor crie empatia durante a ligação, aprofundando a conversa por meio de perguntas abertas, e apresentando o produto como uma solução.

De todas as técnicas de vendas, a mais importante é envolver o cliente e criar um relacionamento durante o contato.

2. Crie políticas de incentivo para os operadores

Vencer a resistência dos consumidores e efetivar uma venda por telefone não é tarefa fácil. Por isso, os colaboradores merecem ser recompensados de forma proporcional ao desafio diário que enfrentam.

Crie campanhas que valorizem o trabalho dos operadores e ofereça bonificações e prêmios de acordo com os seus resultados.

Algumas técnicas, como a de gamification, podem ser também uma ótima opção: trata-se de uma tendência no mundo dos negócios, que por meio de dinâmicas de jogos, cria um clima de competição saudável e estimula o engajamento da equipe.

3. Seja um gestor acessível

Cargos de gerência exigem o exercício da autoridade. Porém autoridade é algo a ser conquistado: exagerar em uma postura rígida, ser controlador demais, ou mesmo cobrar metas inalcançáveis, pode colocar a gestão de televendas em risco.

Líderes precisam ser acessíveis para ganhar a confiança de seus colaboradores. Conviver com a operação — acompanhando ligações e conversando com os vendedores, por exemplo — e ser firme quando a situação exige, é a melhor forma de exercer a liderança em um call center.

4. Motive e incentive a autonomia da equipe

Acompanhar a equipe de perto é diferente de fazer com que ela seja dependente da figura do gestor. Cabe ao profissional de vendas ser capaz de tomar suas próprias decisões dentro da sua margem de responsabilidade.

Para isso, a gestão deve incentivar a autonomia do time de vendas. Os vendedores devem saber a hora de agir, de fechar novas vendas e encontrar soluções.

Dessa forma, o gestor pode atuar de forma mais estratégica e menos operacional, e ainda estimula o desenvolvimento das habilidades e competências da equipe.

5. Monitore os indicadores e resultados

Para uma gestão de televendas eficiente, é imprescindível um acompanhamento permanente dos indicadores de desempenho.

Esteja atento aos relatórios de chamadas e analise custos e produtividade da operação. Controle, também, o nível de serviço, número de conversões, negativas e cancelamentos: analisar esses dados é fundamental para garantir a alta performance do time.

Esperamos que essas dicas ajudem na gestão de televendas da sua empresa. E se você gostou deste conteúdo, confira agora os segredos do televendedor bem-sucedido no nosso e-book gratuito!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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