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Humanização do atendimento: qual é a importância e como gerar?

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Escrito por Reynaldo Garcia

Os clientes gostam de receber um tratamento diferenciado e serviços de alto nível. De que maneira é possível unir esses dois aspectos? Uma boa resposta é por meio da humanização do atendimento.

Não basta oferecer preços competitivos e produtos de alta qualidade, porque é imprescindível mostrar respeito pelo público-alvo. Pensar que as pessoas valorizam apenas o fator financeiro em uma relação comercial é um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer.

Neste post, vamos apontar 5 dicas valiosas para você proporcionar aos clientes um atendimento mais humano. Confira!

1. Tenha uma boa comunicação

O consumidor não pode perder muito tempo para entender a finalidade de um serviço e o que uma empresa tem para oferecer. Esse aspecto deve ser levado em consideração pelo empreendedor e pelos funcionários.

Mostrar as vantagens de um produto ou serviço com clareza e honestidade é uma atitude primordial para cativar os clientes. Em tempos de redes sociais e de alta concorrência, as companhias não podem menosprezar o poder da comunicação.

2. Aproveite a força do carisma para encantar

Quando você já chega a uma loja e encontra os vendedores de mau humor, a vontade de comprar algum produto diminui bastante, certo? Nada melhor do que receber um “bom dia” com alegria e energia positiva.

Ao mostrar que está contente com a chegada do consumidor, o funcionário dá um passo importante para concretizar uma venda e iniciar o processo de fidelização — o que é fundamental para qualquer negócio.

Uma boa comunicação e a disposição de oferecer um atendimento qualificado são ações relevantes para construir a imagem positiva de uma empresa.

3. Mantenha o bom humor

Não é fácil manter a educação quando um cliente chega irritado e começa a falar alto. Por mais complicada que seja a situação, os colaboradores precisam estar calmos para ela não sair do controle.

Um funcionário calmo e bem-humorado tem mais possibilidades de chegar a um acordo com um consumidor nervoso. É crucial que o colaborador mantenha o tom de voz normal e não faça gestos bruscos ao conversar com os clientes.

O equilíbrio emocional é relevante para evitar desentendimentos que tenham uma repercussão negativa para a organização. Agir com grosseria afasta os consumidores e faz as vendas despencarem.

4. Saiba ouvir para obter a humanização do atendimento

Para conhecer os clientes, uma empresa necessita estar aberta ao contato e disposta a ouvir sugestões, elogios e críticas. Os funcionários devem estar calmos e preparados para conviverem com as reclamações do público-alvo.

Mesmo as organizações mais renomadas e com uma marca forte estão sujeitas a uma avaliação negativa dos consumidores. Sem dúvida, é necessário analisar, com carinho, a análise dos consumidores sobre os serviços oferecidos.

Com essa postura, uma empresa terá mais condições de acompanhar as tendências do mercado e de promover melhorias voltadas para a expansão dos lucros.

5. Priorize a capacitação da equipe

Quer contar com funcionários educados, calmos e focados nas necessidades do público-alvo? Então, é melhor não perder tempo e investir em treinamentos para os colaboradores. A recomendação é apostar em capacitações que procurem melhorar alguns aspectos, como:

  • comunicação;
  • técnicas de vendas;
  • relacionamento com os clientes.

O consumidor sempre será primordial para o sucesso de qualquer negócio. Tratá-lo com cordialidade é uma obrigação. Para fazer isso, basta apenas dedicação e equilíbrio emocional.

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Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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