Televendas

Inbound Sales e Televendas: como combinar para o sucesso?

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Escrito por Reynaldo Garcia

A concorrência, o alto nível de exigência dos consumidores e a necessidade de manter um bom faturamento fazem com que o setor de televendas busque alternativas para obter melhores resultados. Uma delas é o inbound sales, que é uma nova maneira de se relacionar com o público-alvo.

Hoje, as empresas devem ser mais estratégicas para convencerem os consumidores a investirem em produtos e serviços.

Neste post, vamos mostrar como é crucial para atingir as metas entender as diferenças entre inbound sales e televendas e utilizar esses dois recursos com inteligência. Se você deseja melhorar o processo de vendas, leia este post com bastante atenção!

Saiba o que é inbound sales

O inbound sales é uma ação que visa tornar a equipe de televendas mais sensível às necessidades dos clientes para conquistá-los.

Em vez de ficar oferecendo produtos para o público-alvo de maneira precipitada, a empresa passa a ter uma abordagem voltada para educar os consumidores.

Dessa forma, a organização não se torna apenas uma fonte de produtos e serviços, mas, também, uma referência no segmento em que atua.

Entenda o que é televendas

Essa iniciativa consiste em adotar recursos para fechar negócios por telefone. Os profissionais são treinados para oferecer produtos e serviços de maneira persuasiva. O principal objetivo é aumentar os lucros, reduzindo custos e fechando mais rápido as transações comerciais.

Em muitos casos, não é necessário o vendedor entrar em contato pessoal com o cliente em potencial. Isso faz com que haja menos gastos com deslocamentos, o que contribui para o colaborador buscar novos negócios.

Veja como usar o inbound sales para melhorar as televendas

O processo de compra tem algumas etapas marcantes, como:

  • surgimento de um problema;

  • reconhecimento pelo consumidor da necessidade de resolver uma demanda;

  • buscas por soluções;

  • compra do produto ou serviço para eliminar o problema.

Com essas fases devidamente mapeadas, é mais fácil identificar a hora de entrar em contato com o público-alvo. O ideal é interagir com o consumidor no momento em que está pesquisando a melhor solução para a demanda.

Se essa interação for realizada em outra etapa, o vendedor corre o sério risco de perder uma boa oportunidade de expandir o faturamento.

Para evitar esse erro, o inbound sales faz o acompanhamento de toda a jornada de compra do cliente, encaminhando para a equipe de venda somente os contatos que estão mais propensos a fecharem um negócio.

Mas como perceber que o consumidor em potencial está preparado para a venda? Uma boa resposta é pela adesão feita aos materiais produzidos pelo time de inbound sales.

À medida que os usuários fazem consultas sobre conteúdos produzidos em blogs, e-books, infográficos e white papers, mais eles estão envolvidos com as ofertas de uma empresa, porque se tornaram leads (pessoas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido por uma companhia).

Com um conhecimento mais sólido sobre o problema e as soluções disponíveis para resolvê-lo, o cliente estará mais disposto a interagir com o time de televendas e a optar pelo fechamento da negociação.

Logicamente, a equipe de call center deve ter dados sobre o consumo de conteúdo do público-alvo para fazer uma abordagem atraente para despertar o interesse do consumidor em potencial.

Se você está querendo ficar bem informado sobre inbound sales e outras ações voltadas para elevar o desempenho de call centers, assine agora mesmo a nossa newsletter. O conhecimento é a peça-chave para a melhoria contínua!

Sobre o autor

Reynaldo Garcia

Com mais de 15 anos de experiência na área de contact center, Reynaldo Garcia tem habilidade natural para vendas e gestão de pessoas.\r\nCompletamente focado e com sangue nos olhos para novos negócios Reynaldo administra hoje mais de 800 colaboradores.\r\nSuas habilidades com tecnologia, marketing, vendas e gestão possibilitaram a criação de um método extremamente eficaz para gestão de call center e televendas e aplicada com sucesso em diversos seguimentos.\r\nNesses 16 anos atendeu mais de 50 empresas onde turbinou vendas, implantou centrais de atendimento de alta performance, acelerou processos de recuperação de crédito, capacitou milhares de pessoas e através de ligações mudou vidas.

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